Bolsonaro: suspeita de câncer – revelada por ele – é “fake news”
A informação partiu do próprio presidente, em declaração logo depois da retirada de lesões causadas por excesso de exposição solar
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente Jair Bolsonaro, no fim da tarde de quarta-feira (11/12/2019), ao chegar ao Palácio da Alvorada logo após passar por série de exames no Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB):
“Eu tenho pele clara, pesquei muito na minha vida, gosto de muita atividade. Então, a possibilidade de câncer de pele existe. Por enquanto, o Mourão, aí, continua vice, pode ter certeza. Eu não sei se vão fazer biópsia. Tiraram, me cutucaram, furaram, deram anestesia. Um tanto de coisa. Eu estava tão cansado que deitei na maca e dormi. Não sei o que fizeram.”
Presidente Jair Bolsonaro, um dia depois, em transmissão ao vivo pelo Facebook no início da noite desta quinta-feira (13/12/2019):
“Teve uma fake news também que eu estaria com câncer. É mentira atrás de mentira. Infelizmente, grande parte da nossa mídia se presta a isso.”
Os dois momentos tão diferentes de Bolsonaro ocorreram depois que o presidente passou por procedimentos médicos dermatológicos no HFAB na tarde de quarta-feira. Inicialmente, a Presidência da República informou que se tratava de uma consulta de rotina.
Ao retornar do hospital com um curativo na orelha esquerda, o mandatário do país foi quem disse, duas vezes, que poderia estar com câncer de pele.
Na primeira, ao justificar o cancelamento de uma viagem a Salvador (BA) por recomendação médica, explicou: “Estou bem de saúde, a questão é a rotina. É questão de estafa. Eu sabia que não ia ser fácil. Espero que vocês [jornalistas] colaborem, não comigo, mas com o Brasil. Tem também possível câncer de pele”.
Perguntado novamente, ainda na quarta, Bolsonaro falou da exposição ao sol devido ao gosto pela pesca.
Somente no início da tarde desta quinta a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou mais detalhes sobre o atendimento no HFAB, quando o chefe do Executivo passou por procedimentos em lesões causadas pelo excesso de exposição solar.
Segundo a nota oficial, foram retiradas “lesões verrucosas” na face e na orelha, e lesões no tórax e no antebraço foram tratadas. O material coletado ainda passará por uma análise laboratorial.
O presidente relatou na live que se negou a conversar com jornalistas nesta manhã no Palácio da Alvorada devido à divulgação de informações incorretas sobre o caso.
“Hoje a imprensa preparou a primeira pergunta, e eu falei: não vou responder nada porque vocês disseram que eu estou com câncer, então eu vou para casa. Não dei entrevista para ninguém”, disse.