Bolsonaro sugere que população compre tainha em vez de carne
Secretário de Pesca anunciou o “edital da tainha”, para a inscrição de barcos que desejam pescar o peixe
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sugeriu em transmissão ao vivo por rede social na noite desta quinta-feira (19/12/2019) que a população opte por comprar tainha, um tipo de peixe, em vez de carne vermelha.
“Olha só, já que a carne está cara… Já está começando a cair de preço, está começando a cair, né? O pessoal está reclamando do preço da cerveja também. Vê o preço dos impostos da cerveja, antes de reclamar de mim, né? A tainha é mais barata”, afirmou.
Pouco antes, na live, o secretário de Pesca, Jorge Seif, divulgou a publicação do “edital da tainha”, para a inscrição de barcos que desejam fazer a pesca do peixe. Em seguida, Bolsonaro imaginou uma promoção: “Compre um quilo de tainha e ganhe uma tubaína. Não tem, não?”, disse, aos risos. “Tomara que comece já”, respondeu Seif.
Peixe inteligente
Seif respondeu a críticas recebidas quando ele negou a contaminação por petróleo de peixes na região Nordeste porque os animais eram “inteligentes”. “Eu descobri o seguinte, capitão: não só o peixe é inteligente, mas o polvo é inteligentíssimo”, contou, mencionando uma placa lida no AquaRio.
Bolsonaro defendeu o secretário e lembrou que o produto ainda está no mar. “Aquele pessoal com QI de ameba, zoando, que ele falou que o peixe é inteligente, desvia da mancha de petróleo… Se não desviasse, ele entrava e morria, pô. E teria milhões de toneladas de peixe na praia, porque a mancha de óleo continua no mar, ali, como se fosse um arrastão”, disse o presidente.