metropoles.com

Bolsonaro sobre urna eletrônica: Barroso “não vai ganhar na canetada”

Declaração ocorreu em entrevista a rádio do Rio Grande do Norte. O mandatário voltou a afirmar que a questão com presidente do TSE é pessoal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Após quatro dias internado, Bolsonaro deixa hospital em São Paulo
1 de 1 Após quatro dias internado, Bolsonaro deixa hospital em São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atacou, mais uma vez, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. No início da tarde desta quarta-feira (4/8), em entrevista à rádio 96 FM, do Rio Grande do Norte, o mandatário da República disse que Barroso estaria tentando ganhar a questão do voto impresso “na canetada”.

“A questão dele é pessoal comigo e ele não vai ganhar na canetada. Não estamos brigando para dizer quem é mais homem ou quem não é mais homem. É para termos a certeza de quem o povo votou vai exatamente para aquela pessoa”, declarou, na entrevista.

O chefe do Executivo federal também acusou o magistrado de estar causando todo o “tumulto” em relação à discussão sobre a pauta do voto auditável. “Quem está ocasionando esse tumulto todo é o ministro Barroso do TSE. Ninguém consegue entender por que ele não quer o voto impresso”, pontuou.

5 imagens
O presidente Jair Bolsonaro olha para o senador Ciro Nogueira
Presidente Jair Bolsonaro
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Ministro Luís Roberto Barroso
1 de 5

Presidente Jair Bolsonaro

Reprodução
2 de 5

O presidente Jair Bolsonaro olha para o senador Ciro Nogueira

Marcos Corrêa/PR
3 de 5

Presidente Jair Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 5

Ministro Luís Roberto Barroso

Igo Estrela/ Metrópoles

Sem citar nomes, Bolsonaro afirmou que o ministro teria “tirado” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da cadeia, para, segundo ele, ganhar as eleições de 2022, em suposta fraude.

“Ele foi um dos que ajudou a tirar o cara da cadeira, o tornou elegível, e todo mundo desconfia que é para elegê-lo dentro da sala escura, lá do TSE. Não podemos admitir isso. Temos dois laudos da PF dizendo que as urnas não são confiáveis e precisam de um mecanismo para que o voto seja contado de verdade, só isso que queremos”, assinalou Bolsonaro, sem apresentar provas.

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sua vez, tem reagido às acusações de “fraudes” que o presidente Jair Bolsonaro denuncia diariamente.

Na segunda-feira (2/8), o TSE aprovou, por unanimidade, a abertura de inquérito administrativo e o envio de notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que chefe do Executivo seja investigado por fake news.

O inquérito, proposta do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, aponta que “a preservação do Estado Democrático de Direito e a realização de eleições transparentes, justas e equânimes demandam pronta apuração e reprimenda de fatos que possam caracterizar abuso do poder econômico, corrupção ou fraude, abuso do poder político ou uso indevido dos meios de comunicação social, uso da máquina administrativa e, ainda, propaganda antecipada”.

Segundo a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral, o inquérito promoverá medidas cautelares para a colheita de provas, “com depoimentos de pessoas e autoridades”, juntada de documentos, realização de perícias e outras providências que se fizerem necessárias para o adequado esclarecimento dos fatos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?