metropoles.com

Bolsonaro sobre Previdência: “Não pode complicar a PEC que está aí”

Questionado sobre a inclusão de estados e municípios no texto, o presidente disse que há possibilidade de haver proposta paralela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
jair-bolsonaro6
1 de 1 jair-bolsonaro6 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que estados e municípios não devem entrar na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2019, em trâmite no Congresso. “Pelo que estou vendo, caso essa possibilidade seja aventada, será em uma PEC paralela. Não pode complicar mais a PEC que está aí”, pontuou, na tarde desta terça-feira (16/07/2019).

O mandatário do país falou sobre o tema na saída da reunião do Conselho do Governo, no Palácio da Alvorada, encontro onde são discutidas as principais ações do Executivo.

A etapa ainda é da busca pela aprovação da matéria em segundo turno na Câmara. A votação está prevista, no calendário do governo, para agosto. Em seguida, a proposta chegará ao Senado. Caso haja mudança do texto por senadores, a PEC volta para a Câmara e a aprovação final fica mais distante.

O titular do Planalto disse que conversou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AM), nessa segunda-feira (15/07/2019), e disse esperar que a passagem pela Casa seja rápida.

“A expectativa é [aprovar] o mais rápido possível. Não posso forçar a barra. Ontem [segunda-feira] falei com o Davi por telefone, um assunto rápido. Sou bem relacionado com ele. Agora está quase a bola com ele. Tenho certeza de que ele vai conduzir a contento essa reforma no Senado”, comentou o presidente.

Educação
Na reunião do conselho, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, apresentou a Bolsonaro o planejamento da pasta para as universidades e institutos federais. A divulgação do conteúdo será feita pelo ministério na manhã desta quarta-feira (17/07/2019).

“É bastante simples. Acho que vai dar uma nova dinâmica. E a educação no Brasil vai, pelo plano mostrado ali, servir ao que se destina, né? Formar um bom profissional”, avaliou o chefe do Executivo.

Bolsonaro defendeu, ainda, a autonomia das instituições para que haja mais qualidade de ensino.“Nós queremos as universidades nossas entre as 100 [melhores] do mundo. Quem sabe uma entre as 100 do mundo até o fim do mandato”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?