metropoles.com

Bolsonaro sobre possível greve de petroleiros: falta patriotismo

“O Brasil está ressurgindo das cinzas, não é hora de fazer isso aí”. observou o presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
25/10/2019 Conversa com a imprensa
1 de 1 25/10/2019 Conversa com a imprensa - Foto: Isac Nóbrega/PR

Enviada especial a Pequim – O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou neste sábado (26/10/2019), antes de deixar Pequim rumo aos Emirados Árabes, que “falta patriotismo” aos petroleiros que ameaçam entrar em greve.

Bolsonaro afirmou que já conversou com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e com o titular do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Heleno, para “se prepararem para enfrentar o momento”.

“Falta patriotismo para alguns. O Brasil está ressurgindo das cinzas, não é hora de fazer isso aí. Ao que tudo indica é uma manifestação muito mais política que de reivindicação trabalhista”, comentou.

Segundo o presidente, “se parar o fornecimento de combustível, o Brasil pode parar. É tão grave quanto [a paralisação] dos caminhoneiros”. Ele explicou que vai tentar negociar com a categoria, mas já mobilizou a Defesa para uma eventual situação crítica.

A última greve petroleira que causou impacto nacional ocorreu em 1995. Desde então, o grupo já paralisou outra vezes, mas não afetou o abastecimento do país.

Movimento suspenso
Nesta sexta-feira (25/10/2019), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) decidiu suspender a greve programada para começar neste sábado, depois que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou quatro de seis sugestões feitas pelos sindicalistas para melhorar a proposta de mediação entre os trabalhadores e a Petrobras.

A FUP ressaltou, porém, que se a Petrobras não concordar com as mudanças realizadas na proposta feita pelo TST, a entidade retomará o movimento grevista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?