metropoles.com

Bolsonaro sobre Petrobras: “Estamos buscando maneira de ficar livre”

Presidente comentou neste sábado (6/11) preço dos combustíveis e voltou a dizer que estuda a privatização da Petrobras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair bolsonaro e o ministro da economia Paulo Guedes durante coletiva teto de gastos
1 de 1 Presidente Jair bolsonaro e o ministro da economia Paulo Guedes durante coletiva teto de gastos - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após participar de um passeio de moto neste sábado (6/11) no Paraná, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o governo federal procura uma maneira de “ficar livre da Petrobras”.

“Muita coisa está mudando no Brasil, apesar da pandemia, não foi fácil, muitas pessoas morreram, a economia sofreu um golpe no mundo todo, sabemos da inflação, do aumento do combustível”, iniciou ele em discurso a apoiadores em Ponta Grossa (PR).

“Nós estamos buscando uma maneira de, da nossa parte, ficar livre da Petrobras, fatiá-la bastante, quem sabe aí partir para a privatização, mas sei que isso demora, sabemos que isso demora”, prosseguiu.

No mês passado, o presidente afirmou ter “vontade de privatizar” a estatal. Ele, no entanto, não deu mais detalhes de como seria o processo de venda da petroleira, apenas frisou que discutiria o assunto com a equipe econômica.

Combustíveis em alta

De acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), divulgados pelo IBGE, o custo da gasolina subiu 39,6% no país, nos últimos 12 meses, até setembro deste ano.

O último reajuste nos custos da gasolina e do diesel vendidos às distribuidoras foi anunciado no fim de outubro. Os valores dos combustíveis tiveram aumento de 7,04% e 9,15%, respectivamente.

Motociata

Bolsonaro tem participado de encontros de motos com seus apoiadores desde o início do ano. Já foram feitas motociatas nas principais capitais do país. Ele costuma usar os passeios como demonstrações de popularidade política — ao mesmo tempo em que pesquisas de opinião registraram o aumento da rejeição entre os brasileiros.

Em setembro, depois de ter recuado do tom bélico em relação ao Poder Judiciário, Bolsonaro anunciou que faria uma pausa nos atos e citou “risco muito grande” dos passeios.

Neste sábado, acompanharam o presidente na motociata parlamentares da região, como o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), e a deputada federal Aline Sleutjes (PSL-PR), além de lideranças locais, tais quais a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD).
4 imagens
Líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), foi um dos políticos que acompanhou a motociata no Paraná neste sábado (6/11)
Presidente Jair Bolsonaro
Bolsonaro participa de motociata em Brasília.
1 de 4

Presidente Jair Bolsonaro discursa a apoiadores após participar de motociata no Paraná

Reprodução/Twitter
2 de 4

Líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), foi um dos políticos que acompanhou a motociata no Paraná neste sábado (6/11)

Reprodução/Twitter
3 de 4

Presidente Jair Bolsonaro

Divulgação
4 de 4

Bolsonaro participa de motociata em Brasília.

Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?