Bolsonaro sobre novo partido do filho: “O que vale é a minha filiação”
Presidente foi questionado a respeito da filiação do senador Flávio Bolsonaro ao Patriota, mas evitou confirmar entrada na sigla
atualizado
Compartilhar notícia
Em conversa com apoiadores nesta terça-feira (1º/6), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) evitou confirmar sua possível ida ao Patriota, partido que oficializou a filiação do senador Flávio Bolsonaro (RJ) nessa segunda-feira (31/5).
Flávio será líder do partido no Senado — passa a ser o único senador da sigla. A legenda tem hoje seis representantes na Câmara dos Deputados. Em participação por videoconferência, Flávio sinalizou que o pai também se filiará à sigla. O presidente da sigla, Adilson Barroso, afirmou que vai enviar o convite oficial ao presidente da República.
“O que vale é a minha filiação”, se limitou a dizer Bolsonaro ao ser questionado sobre a decisão do filho.
Segundo o colunista do Metrópoles Igor Gadelha, embora o senador Flávio Bolsonaro já tenha se filiado ao Patriota, o presidente Bolsonaro resolveu aguardar mais um pouco para decidir sobre sua entrada na legenda.
Aliados e advogados do presidente ouvidos pela coluna dizem que o mandatário só pretende tomar essa decisão após “ter garantias” de que conseguirá disputar a reeleição ao Planalto em 2022 pela sigla.
A possível filiação de Bolsonaro neste momento também envolve divergências internas. O presidente Adilson Barroso e o vice Ovasco Resende discordam sobre a entrega do controle do partido a Bolsonaro.
Resende lidera uma ala contrária à filiação de Jair Bolsonaro à agremiação e entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) questionando o que classifica como “manobras” do presidente do Patriota, Adilson Barroso, para viabilizar a filiação do clã Bolsonaro.
A conversa de Bolsonaro com apoiadores foi registrada por um canal no YouTube simpático ao presidente.