metropoles.com

Bolsonaro sobre nome para STF: “Não é só currículo, tem que ter afinidade”

Presidente voltou a defender o nome de Kassio Marques e disse que indicado deve tomar uma “cerveja ou Tubaína” com ele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro com apoiadores
1 de 1 Jair Bolsonaro com apoiadores - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que usou o critério de “afinidade” e não apenas currículo ao indicar o nome de Kassio Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF). O chefe do Executivo fez uma transmissão ao vivo do hotel de trânsito onde está hospedado no Guarujá, neste sábado (10/10) e foi entrevistada pela dona de uma página bolsonarista no Facebook, Alessandra Guimarães.

Bolsonaro não chegou a ser perguntado sobre Kassio Marques, mas fez questão de defender seu indicado, que tem sido alvo de críticas da ala mais radical entre seus apoiadores, mas é um nome que agrada ao Centrão.

“Tinha uns 10 currículos na minha mesa, eu ia optar por um. E eu até falei: olha, esse cara tem que tomar uma cerveja comigo ou Tubaína. O que eu transmito, se eu tô tomando uma Tubaína contigo, o que quer dizer? Que nós somos amigos”, disse à entrevistadora.

O mandatário disse, ainda, que não tratou do assunto com ninguém e vem estudando candidatos ao STF desde que assumiu a presidência. Ele ainda enumerou todas as principais críticas tecidas a Kássio e o defendeu de cada uma delas, dentre as quais a de “ser petista”, “desarmamentista” e por compor a turma do Tribunal Regional Federal que manteve o condenado por quatro assassinatos na Itália, Cesare Battisti, no Brasil.

7 imagens
Bolsonaro concede entrevista coletiva
O presidente apresenta ações para conter crise
O presidente caminha até o STF
Presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro ao lado de Paulo Guedes e empresários
1 de 7

O presidente Jair Bolsonaro, após caminhar até o STF, diz que irá vetar reajuste a servidores durante pandemia de coronavírus

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 7

Bolsonaro concede entrevista coletiva

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

O presidente apresenta ações para conter crise

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7

O presidente caminha até o STF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Presidente Jair Bolsonaro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 7

O presidente Jair Bolsonaro ao lado de Paulo Guedes e empresários

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 7

Bolsonaro com o ministro Paulo Guedes, da Economia

Reprodução/Redes Sociais

“Eu não vou indicar um cara só pelo currículo. Vai chegar lá, vai ser o dono de si. Ele tem que ser independente, tudo bem, mas ele tem que ter essa afinidade comigo, que ele tem através da Tubaína ou da Coca-cola. Se nós estamos tomando refrigerante juntos, nós temos coisa em comum pra discutir. A questão do aborto, família, armamento, política externa, livre mercado, essas coisas”, finalizou.

Inconsistências no currículo

Indicado a vaga de Celso de Mello no STF, Kassio Nunes Marques informou no currículo que tem pós-doutorado em direito constitucional pela Universidade de Messina, na Itália, e que possui pós-graduação em Contratación Pública, na Universidad de La Coruña, na Espanha. No entanto, as instituições alegam que ele fez uma especialização e um curso de quatro dias, respectivamente.

Informação trazida no currículo do juiz do TRF-1 em relação à pós-graduação na Espanha foi rechaçada pela Universidad de La Coruña. Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo, a instituição informou que Marques fez um curso com duração de quatro dias, intitulado “I Curso Euro-Brasileiro de Compras Públicas”.

Na sequência, o jornal O Globo informou que o título de pós-doutor também foi questionado pela universidade italiana. De acordo com o veículo, a instituição afirmou que Marques fez um curso de especialização, que tem a validade de um ciclo de seminários e, por isso, foi emitido um certificado – que não possui equivalência a algum grau acadêmico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?