Bolsonaro sobre mudanças climáticas: “Brasil é parte da solução”
A fala foi feita durante abertura da COP26. O ministro do Meio Ambiente foi designado pelo mandatário para chefiar a comitiva à Glasgow
atualizado
Compartilhar notícia
Durante discurso de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que, em relação ao combate às mudanças climáticas, o Brasil é parte da solução, e não do problema.
“No combate a mudança do clima, sempre fomos parte da solução e não do problema. Na semana passada, lancei as bases do Programa Nacional de Crescimento Verde, que traz as preocupações ambientais para o centro da agenda econômica”, discursou Bolsonaro em vídeo gravado previamente.
De acordo com o presidente, a ideia do projeto é combinar a economia com o meio ambiente. “Ao promover uma economia verde, o programa vai orientar as ações de proteção e conservação do meio ambiente por meio de incentivos econômicos, direcionando discursos e atraindo investimentos”, disse Bolsonaro.
Confira o discurso de Bolsonaro:
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, também conhecida como COP26, começou nesta segunda-feira (1º/11), em Gasglow, na Escócia. O chefe do Executivo designou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, para chefiar a comitiva à solenidade mundial.
O discurso foi gravado por Bolsonaro antes de embarcar à Itália, para onde viajou para a ocasião da reunião extraordinária do G20, reunião das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.
Interinamente como presidente, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) minimizou, na semana passada, a ausência do presidente na COP26.
“O presidente Bolsonaro sofre uma série de críticas. Ele vai chegar num lugar e todo mundo vai jogar pedra nele. Se a gente pergunta se todo mundo quer mudança, todo mundo quer. Mas ninguém quer mudar, e todo mundo tem que mudar para a gente atingir os objetivos”, afirmou Mourão, na manhã de sexta-feira (29/10).
Novas metas climáticas
Ao fim do discurso, o presidente reforçou que o país faz parte da solução para a crise ambiental. Tanto o presidente, quanto representantes de órgãos ligados ao meio ambiente, dizem que existe uma pressão internacional em cima do Brasil, por ser o país que abriga parte majoritária do bioma e, pelo país estar sob um governo de direita.
“Minha mensagem a todos que participam da COP26 e ao povo brasileiro, o Brasil é parte da solução para superar esse desafio global. Os resultados alcançados por nosso país até 2020 demonstram ser ainda mais ambiciosos. Autorizei o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a apresentar durante a COP26 novas metas climáticas”, reforçou Bolsonaro ao fim do vídeo.
O ministro, por sua vez, anunciou, também durante discurso proferido na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), que o Brasil vai reduzir as emissões de gases estufa em 50% até 2030. A meta anterior era de diminuição de 43%.
Na semana passada, o Observatório do Clima divulgou, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), que o Brasil aumentou em 9,5% suas emissões de gases poluentes em 2020. O país liberou 2,16 bilhões de toneladas de gás carbônico em 2020, contra 1,97 bilhão em 2019.