metropoles.com

Bolsonaro sobre ida à Rússia: “Capacidade de se antecipar a problemas”

Presidente foi ao país em fevereiro, poucos dias antes da invasão à Ucrânia. Bolsonaro defende que tratou da garantia de fertilizantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/Presidência da República
Chefe do cerimonial da Presidência, diplomata Marcos Sperandio acompanhou o presidente Jair Bolsonaro durante encontro com presidente russo, Vladimir Putin
1 de 1 Chefe do cerimonial da Presidência, diplomata Marcos Sperandio acompanhou o presidente Jair Bolsonaro durante encontro com presidente russo, Vladimir Putin - Foto: Alan Santos/Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a citar, nesta quinta-feira (14/4), a viagem que fez à Rússia, em fevereiro, poucos dias antes de o país comandado por Vladimir Putin invadir a Ucrânia e dar início à guerra – que já dura 50 dias. Segundo o mandatário, na ocasião foi garantida a oferta de fertilizantes russos para o agronegócio brasileiro.

“Todos os países do mundo buscam a segurança alimentar. E o Brasil, hoje em dia, tem a sua segurança alimentar e a garante para muitos outros países do mundo também”, iniciou o chefe do Executivo federal, em cerimônia realizada em João Pinheiro (MG).

Na terça-feira (12/4), o presidente ressaltou que o Brasil adota neutralidade no conflito e afirmou que essa decisão é justificada por negócios com o governo russo. O posicionamento, contudo, é criticado por especialistas e diplomatas, que acreditam que o país deveria condenar a agressão militar promovida pelo governo de Vladimir Putin.

“Nessa guerra lá fora, queriam que eu tomasse partido. Meu partido é o Brasil. Temos negócios com a Rússia. Somos neutros e continuamos recebendo fertilizantes deles. Imaginem o nosso agronegócio sem fertilizante? Cairia a produtividade”, disse Bolsonaro a apoiadores.

A Rússia é um dos países que mais exportam adubos e fertilizantes para o Brasil. Em janeiro, 30% do insumo que chegou ao território nacional veio dos russos, segundo o Ministério da Economia.

Agenda em Minas Gerais

Bolsonaro cumpriu agenda nesta quinta-feira (14/4) em Minas Gerais. O único evento oficial previsto na cidade é a cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural.

Acompanham o presidente na agenda parlamentares do estado e os ministros Marcos Montes (Agricultura) e Célio Faria Júnior (Secretaria de Governo).

O pai do cantor Gusttavo Lima também prestigiou o evento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?