metropoles.com

Bolsonaro sobre combustível: “Pareço ser responsável por tudo”

Presidente convocou uma reunião de urgência para tratar sobre a alta dos preços com a escalada da tensão entre Estados Unidos e Irã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
jair bolsonaro
1 de 1 jair bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobrou nesta segunda-feira (06/01/2010) maior transparência na divulgação dos fatores que compõem o preço final dos combustíveis. Segundo o presidente, como não são amplamente conhecidos, a culpa acaba caindo no colo dele.

“Por que cai tudo no meu colo? Parece que sou o responsável por tudo. Alguns querem que eu tabele, não tem como tabelar. Não existe isso, nossa política não é essa. Políticas semelhantes no passado não deram certo”, reclamou Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada.

O presidente disse que tem insistido com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, por uma divulgação mais maciça sobre a composição do preço final nas bombas. Ele participa de uma reunião na tarde desta segunda-feira (06/01/2020) na pasta.

“Está prevista [uma reunião] hoje, por volta das 16 horas. Se eu tiver oportunidade, vou ver com o Bento, se é o caso de eu comparecer devido à gravidade do assunto”, comentou. “O que tenho falado para ele, insistentemente, é que tem que mostrar o preço total dos combustíveis, levando em conta os impostos federais, o ICMS, o monopólio do transporte e da distribuição, da margem de lucro que existe na ponta, quanto custa o litro de combustível nas refinarias”, destacou.

Bolsonaro voltou a reconhecer que os preços estão muito altos, mas reafirmou que a economia está dando certo. O presidente também minimizou o impacto que teve o ataque dos Estados Unidos no Iraque, que matou o número dois do Irã, o general Qassen Suleimani.

“Graças a Deus, pelo que parece, a questão lá dos Estados Unidos e Iraque, o general que não é general, que perdeu a vida, não houve impacto. Foi 5% [o aumento de preço do petróleo], passou para 3,5%. Não sei como está hoje em relação ao início do ataque, mas a tendência é estabilizar”, disse o presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?