Bolsonaro: “Seríamos o 4° que mais vacina, se todas fossem aplicadas”
O presidente comemorou nas redes a marca de mais de 50 milhões de vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas no país
atualizado
Compartilhar notícia
Em constante confronto com os governadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, neste sábado (17/4), que o Brasil ultrapassou a marca de 50 milhões de vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas e sugeriu que o país não está na quarta posição entre os países com mais vacinaram no mundo porque as doses não estão sendo aplicadas.
Nas redes sociais, o presidente destacou que o governo distribuiu 53 milhões de vacinas, mas foram 28,4 aplicadas.
– Ultrapassamos a marca de 50 MILHÕES de vacinas contra o covid disponibilizadas. No total, nosso governo já distribuiu 53,4 milhões de doses aos estados, das quais 28,4 milhões foram aplicadas. Somos o 5° país que mais vacina no mundo. Com a aplicação de todas, seríamos o 4°.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 17, 2021
O Brasil é o 5º país que mais aplicou vacinas contra a Covid-19, se comparar os países do G20, grupo que reúne as economias mais ricas do mundo. Entretanto, na comparação por números relativos à população, o país é o 11º em aplicações, considerando o número de doses a cada 100 habitantes, segundo o site Our World in Data, ligado a Universidade de Oxford.
Crítico da vacina, o presidente vem em rota de colisão com governadores e prefeitos por decretarem medidas restritivas.
Bolsonaro vem acusando alguns de desvio de recursos e até tentou articular para que Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 também atingissem estados e municípios.
Ao lado do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do ministro da Defesa, Braga Neto, e do líder do PSL na Câmara, Major Vítor Hugo (GO), Bolsonaro viajou neste sábado a Goianápolis, interior de Goiás, de helicóptero, sem compromisso oficial, e provocou aglomeração.