metropoles.com

Bolsonaro: sem assinatura eletrônica, Aliança não disputa em 2020

Presidente disse que a decisão da Justiça eleitoral sobre a coleta de assinaturas eletrônicas vai definir o rumo da nova sigla

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial para o Metropoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Myke Sena/Especial para o Metropoles

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta quinta-feira (21/11/2019), que espera da Justiça eleitoral a liberação da coleta de assinaturas por meio eletrônico. Para ele, somente dessa forma poderá registrar o novo partido — Aliança pelo Brasil — até março do próximo ano.

Se a Justiça decidir não liberar a coleta de assinaturas por meio eletrônico, o presidente acredita que só no fim de 2020 será possível fazer o registro. “O partido começa agora. Estamos aguardando a decisão do TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. Voto pode”, comentou, ao deixar o Palácio da Alvorada.

O presidente afirmou ainda que nenhum ministro do governo entrará no partido. “Ele [Onyx Lorenzoni] tem mandato. Vai perder. Não vou querer a participação do governo na direção do partido”, disse o presidente, usando como exemplo o ministro-chefe da Casa Civil.

Nova sigla
O Aliança pelo Brasil — ideia nascida após Jair Bolsonaro liderar um racha na sigla pela qual se elegeu, o PSL — tem nesta quinta-feira (21/11/2019) uma espécie de lançamento oficial, apesar de o registro definitivo ainda precisar passar por muita burocracia.

Com a presença do presidente e da ala bolsonarista do PSL, além de aliados de outros partidos e ministros do governo, a nova legenda se reunirá a partir das 10h no Royal Tulip, hotel de luxo de Brasília próximo ao Palácio da Alvorada.

Na convenção, deverá ser divulgado o estatuto do partido e a diretoria — que pode ser encabeçada pelo próprio Bolsonaro. A documentação, com as assinaturas de fundação da sigla, deverá então ser levada a um cartório eleitoral ainda nesta quinta-feira.

Depois, o partido em criação será oficialmente inscrito no TSE. E é nesse ponto que acabam os discursos otimistas e começa a longa burocracia para a criação da legenda. Pelas regras eleitorais, é preciso coletar pouco mais de 492 mil assinaturas em, ao menos, nove estados brasileiros, que serão conferidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?