metropoles.com

Bolsonaro segue internado em SP e trabalho se concentra em Brasília

Presidente não tem compromissos oficiais na agenda, mas o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, terá dia movimentado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Presidência da República
Bolsonaro de máscara
1 de 1 Bolsonaro de máscara - Foto: Divulgação/ Presidência da República

Enviada especial a São Paulo (SP) – Enquanto Jair Bolsonaro (PSL) exerce a Presidência da República internado no hospital em São Paulo, sem compromissos oficiais na agenda, as articulações do governo acontecem em Brasília nesta segunda-feira (11/2). De manhã, ele compartilhou uma foto fazendo a barba no Twitter: “Vamos à luta”, diz a publicação.

Nesse fim de semana, Bolsonaro avançou seguiu com alimentação pela via oral, por meio de uma dieta cremosa, e teve melhora na pneumonia. A alta médica, fundamental para que as pautas prioritárias trilhem seus caminhos, ainda não está definida e deve ocorrer apenas a partir do meio desta semana.

As visitas permanecem restritas por recomendação médica, mas o presidente esteve mais ativo desde sexta (8), quando recebeu o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, Jorge Oliveira. No sábado (9), Bolsonaro divulgou um encontro com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Para conversar pessoalmente com o chefe do Executivo, os visitantes precisaram usar máscaras.

O presidente está em tratamento depois de ter sido submetido a uma cirurgia no intestino em 28 de janeiro. Na ocasião, foi retirada a bolsa de colostomia usada pelo político desde o atentado à faca sofrido na campanha eleitoral, em setembro de 2018. Durante a internação, Bolsonaro conduz o Executivo federal de um gabinete improvisado na antessala do quarto onde se recupera.

5 imagens
Na sexta-feira (8/2), Bolsonaro recebeu o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freiras, no gabinete improvisado no hospital
Presidente caminha pelo corredor do hospital, em parte fechada para sua internação
Bolsonaro iniciou dieta pastosa no fim de semana
Presidente apareceu comendo gelatina na sexta-feira (8/2)
1 de 5

Visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no sábado (9/2)

Divulgação
2 de 5

Na sexta-feira (8/2), Bolsonaro recebeu o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freiras, no gabinete improvisado no hospital

Divulgação/ Presidência da República
3 de 5

Presidente caminha pelo corredor do hospital, em parte fechada para sua internação

Presidência da República
4 de 5

Bolsonaro iniciou dieta pastosa no fim de semana

Instagram/Reprodução
5 de 5

Presidente apareceu comendo gelatina na sexta-feira (8/2)

Reprodução/Twitter

Capital
Em Brasília, sem a figura do presidente, a equipe do governo aperta o passo para ajustar o texto da reforma da Previdência, que será enviada ao Congresso. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, vai se reunir com ministros de várias pastas e tem agenda movimentada nesta segunda (11).

O almoço de Onyx será com com o deputado federal major Vitor Hugo, líder do governo na Câmara. Às 17h, no Planalto, a reunião é com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Até mesmo o porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros, que costuma fazer suas explanações no hospital em São Paulo, vai falar com a imprensa na capital federal.

No Hospital Albert Einstein, Jair Bolsonaro continua fazendo caminhadas pelo corredor, realizando exercícios respiratórios e de fortalecimento muscular para deixar o local o quanto antes. Tão logo o capitão da reserva possa reassumir as agendas da Presidência em Brasília, a reforma da Previdência deve evoluir. A análise da proposta só deve ocorrer, segundo Rêgo Barros, depois da alta hospitalar.

Procedimento cirúrgico
O procedimento realizado em 28 de janeiro foi comandado pelo médico gastroenterologista Antonio Luiz Macedo. Bolsonaro está internado desde o dia 27 e deve permanecer no hospital até a completa recuperação. Até 29 de janeiro, o general Hamilton Mourão comandou o Palácio do Planalto como presidente em exercício.

Essa foi a terceira vez que Jair Bolsonaro passou por uma cirurgia desde que levou uma facada na barriga, no dia 6 de setembro de 2018. O atentado aconteceu durante agenda da campanha presidencial em Juiz de Fora (MG). Adélio Bispo, responsável pelo crime, foi preso minutos depois e está detido no presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?