metropoles.com

Bolsonaro se reúne com governadores para discutir crise da Covid-19

Presidente participou de videoconferência ao lado de ministros para debater a situação causada pela pandemia do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro em videoconferência
1 de 1 Jair Bolsonaro em videoconferência - Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de uma videoconferência com governadores nesta quinta-feira (21/05) para tratar de questões relacionadas ao combate do novo coronavírus. No encontro, os chefes dos estados pediram para que Bolsonaro sancione o projeto de ajuda a estados e municípios sem os vetos e pague a primeira parcela dos R$ 60 bilhões de socorro até 31 de maio.

Bolsonaro abriu a reunião e pediu consenso aos parlamentares para a manutenção dos vetos do projeto de ajuda a estados e municípios, entre eles o que prevê o congelamento do salário de servidores públicos.

Segundo o chefe do Executivo, a alternativa mais viável seria mexer com a remuneração dos servidores. “É bom para o servidor, porque o remédio é o menos amargo”, avaliou.

Veja a íntegra da reunião:

O presidentre da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia pressionado para que Bolsonaro sancione o texto. Maia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), encontraram-se com o chefe do Executivo na manhã desta quinta-feira (21/05) e participaram da videoconferência ao lado de Bolsonaro.

“O motivo da reunião é uma continuidade, um esforço de todos na busca de minorar, mitigar problemas e atingir na ponta da linha aqueles que são afetados por essa crise aqui que nós sabemos ainda o tamanho da sua dimensão, mas sabemos que ela realmente em muito prejudicou não só o Brasil, mas o mundo todo”, disse Bolsonaro, ao abrir o encontro.

16 imagens
Bolsonaro quando sofreu o atentado, em 2018
Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse
1 de 16

Presidente Jair Bolsonaro

Reprodução Tv Record
2 de 16

Bolsonaro quando sofreu o atentado, em 2018

Reprodução
3 de 16

Presidente e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, no dia da posse

Presidência
4 de 16

5 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 16

Myke Sena/ especial para o Metrópoles
9 de 16

Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
10 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
11 de 16

Reprodução/Redes sociais
12 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
13 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
14 de 16

Igo Estrela/Metrópoles
15 de 16

Rafaela Felicciano/Metrópoles
16 de 16

Alan Santos/PR

Maia defendeu na reunião que as reformas administrativas e tributária terão de ser repensadas após a pandemia. Segundo ele, as mudanças nos impostos terão de considerar a renda, e não incidir apenas sobre o consumo.

Relação com Doria

Após troca de farpas entre Bolsonaro e governadores, principalmente João Doria, de São Paulo, o clima foi cortês entre os dois e houve até mesmo troca de elogios.

Da última vez em que se encontraram numa videoconferência, em 25 de março, Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SJ), estranharam-se. Naquela ocasião, o Planalto não transmitiu o encontro, como fez nesta quinta-feira (21/05), mas as redes sociais de João Doria fizeram a transmissão em tempo real.

Naquele dia, Doria começou o encontro afirmando que os quatro chefes dos Executivos locais não comungam “das mesmas opiniões e pensamentos ideológicos necessariamente, mas nós trabalhamos conjuntamente”.

Após a reunião, Bolsonaro tem agenda com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Em seguida, recebe o líder do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), e lideranças católicas. Bolsonaro encerra o dia reunindo-se com o ministro da secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e os deputados Otoni de Paula (PSC-RJ) e Roman (Patriota-PR).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?