metropoles.com

Bolsonaro sanciona, sem vetos, transferência do Coaf para o BC

Texto tem origem na MP que mudava o nome do órgão para Unidade de Inteligência Financeira. Alteração foi derrubada no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
Bolsonaro-Alvorada
1 de 1 Bolsonaro-Alvorada - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, sem vetos, nesta terça-feira (07/01/2020), o projeto de lei de conversão (PLV) que transfere o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central. O texto será publicado na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU), segundo a Presidência da República.

O projeto tem origem na medida provisória 893/2019 e passou por alterações no Congresso. Na proposta do Executivo, o Coaf seria transformado em Unidade de Inteligência Financeira (UIF), mas este novo nome foi derrubado por parlamentares.

A função do Coaf é monitorar dados sobre as atividades financeiras no país. O limite de sua atuação, que compreende também o compartilhamento de dados, foi debatido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) depois do vazamento de informações do senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), filho do presidente da República, no âmbito de uma investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

Consenso no Supremo
O plenário do STF decidiu, em novembro de 2019, que órgãos de inteligência financeira podem compartilhar informações sigilosas com investigadores sem aval explícito da Justiça. O placar terminou em 8 a 3 pela permissão do repasse de dados sem autorização judicial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?