metropoles.com

Bolsonaro sanciona projeto que cria a bula digital em medicamentos

As orientações impressas continuarão vindo nas embalagens. A Anvisa ficará responsável por decidir quais remédios terão as duas bulas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Esp. Metrópoles
Remédios jogados em superfície azul - Metrópoles
1 de 1 Remédios jogados em superfície azul - Metrópoles - Foto: Myke Sena/Esp. Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, nessa quarta-feira (11/5), o projeto que cria as bulas digitais em medicamentos. As instruções impressas sobre os remédios, no entanto, não deixarão de vir nas embalagens. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (12/5).

“A inclusão de informações em formato digital pelo órgão de vigilância sanitária federal competente ou pelo detentor do registro do produto em formato único não substituirá a necessidade da sua apresentação também em formato de bula impressa”, esclarece o órgão.

A publicação determina a inclusão do “código de barras bidimensional de leitura rápida que direcione a endereço na internet e que dê acesso à bula digital do medicamento em questão”. A iniciativa, segundo o texto, é facilitar o acesso às informações.

O link ao que o usuário será direcionado deve ser previamente aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também decidirá quais medicamentos terão as duas bulas – impressa e digital.

A disponibilização será feita por meio de Quick Response Codes (QRCodes) e poderá fornecer recursos multimídia, como ilustrações e a possibilidade de transformação de textos em áudios.

“A sanção presidencial representa uma importante medida para a atualização e o aprimoramento da identificação digital de medicamentos, bem como para promover adequações necessárias à acessibilidade”, argumentou sobre o ato a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?