metropoles.com

Bolsonaro sanciona mudanças nas regras de pedágio em rodovias federais

Pela legislação atual, a cobrança em pedágios tem um valor fixo por veículo. Presidente também sancionou novo marco legal das startups

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agenda do Presidente Jair Bolsonaro durante “Cerimônia de anuncio Caixa Patrocínio ao Esporte Brasileiro”. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Agenda do Presidente Jair Bolsonaro durante “Cerimônia de anuncio Caixa Patrocínio ao Esporte Brasileiro”. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: null

A Secretaria-Geral da Presidência informou, nesta terça-feira (1º/6), que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou projeto de lei que estabelece mudanças na cobrança de pedágios em rodovias e permite o pagamento proporcional à quilometragem percorrida.

Pela legislação atual, a cobrança em pedágios tem um valor fixo por veículo (moto, carro ou caminhão, por exemplo). O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 6 de maio e pelo Senado Federal em 10 de março. A sanção deve ser publicada em Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (2/6).

“A sanção presidencial objetiva possibilitar aos usuários de vias pedagiadas a cobrança proporcional ao deslocamento realizado por meio de mecanismos eletrônicos de identificação automática de veículos ao longo da via, mediante a aplicação de regras que viabilizem o Sistema de ‘free flow’ [em tradução livre: fluxo livre]”, informou a Secretaria-Geral em comunicado à imprensa.

De acordo com o Palácio do Planalto, Bolsonaro vetou trecho que estabelecia que o governo federal regulamentasse as mudanças em 180 dias. Na justifica do veto, o governo informou que o dispositivo violava “o princípio da separação dos poderes”.

Com a sanção, as mudanças passarão a valer para novos contratos, mas poderão vigorar em algumas concessões anteriores. O Planalto, no entanto, não informou como a regra funcionará.

Além disso, será feito sistema de cobrança proporcional à quilometragem percorrida e serão utilizados sistemas de reconhecimento visual automático de placas ou chips instalados nos veículos, sem a necessidade de praças de pedágio para cobrança.

Marco legal das startups

A Secretaria-Geral também informou que o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que institui o marco legal das startups.

Segundo o Planalto, são consideradas startups as organizações empresariais ou societárias com atuação na inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos e serviços ofertados.

A medida visa fomentar a criação de novas empresas que sejam inovadoras no modelo de negócio, produto ou serviço, por meio do apoio à atuação das organizações.

Uma novidade da lei é a criação do “ambiente regulatório experimental”, um regime diferenciado em que a empresa pode lançar novos produtos e serviços experimentais com menos burocracia e mais flexibilidade no seu modelo.

O texto também estabelece a previsão da figura do “investidor-anjo”, que não é considerado sócio nem tem direito à gerência ou à voto na administração da empresa, não responde por qualquer obrigação da empresa mas é remunerado por seus aportes.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?