metropoles.com

Bolsonaro revoga homenagem a médico que expôs ineficácia da cloroquina

Médico Marcus Vinícius foi homengeado na quinta-feira (4/11), mas Palácio do Planalto voltou atrás nesta sexta-feira (5/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
bolsonaro e cloroquina
1 de 1 bolsonaro e cloroquina - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogou homenagem ao infectologista Marcus Vinícius de Lacerda, autor de um estudo pioneiro no país sobre o uso de cloroquina em pacientes com Covid-19. O médico havia sido homenageado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, ordem honorífica que premia personalidades nacionais e estrangeiras que fizeram contribuições relevantes para a ciência e a tecnologia.

O decreto homenageando o médico e outras personalidades foi publicado na edição de quinta-feira (4/11) do Diário Oficial da União (DOU) e noticiado em primeira mão pelo jornal O Globo. Nesta sexta-feira (5/11), porém, em edição extra do Diário Oficial, o presidente tornou sem efeito a admissão de Marcus Vinícius na classe de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Também foi revogada a homenagem a Adele Schwartz Benzaken, que já foi diretora do departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde, mas foi exonerada no início do atual gestão.

No decreto publicado ontem, Bolsonaro incluiu a si mesmo na Ordem Nacional do Mérito Científico, o que está previsto no regulamento da condecoração.

5 imagens
Bolsonaro ergue caixa de cloroquina a apoiadores no Palácio da Alvorada em julho de 2020
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido)
Bolsonaro apresenta caixas de cloroquina a apoiadores e à imprensa, em abril de 2020
1 de 5

O médico Marcus Vinícius de Lacerda, autor de estudo sobre a ineficácia da cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19

Divulgação
2 de 5

Reprodução/DOU
3 de 5

Bolsonaro ergue caixa de cloroquina a apoiadores no Palácio da Alvorada em julho de 2020

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 5

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Bolsonaro apresenta caixas de cloroquina a apoiadores e à imprensa, em abril de 2020

Raphael Veleda/Metrópoles

Cloroquina e remdesivir são ineficazes contra Covid, diz novo estudo

No Twitter, representantes da comunidade médica comentaram a revogação das homenagens:

O estudo do médico Marcus Vinícius ganhou repercussão na imprensa internacional, em meados de abril de 2020, porque chamava atenção para os potenciais riscos do uso de cloroquina — remédio usado há décadas no tratamento de malária — em pacientes infectados pelo novo coronavírus. O medicamento era fortemente defendido pelo então presidente dos Estados Unidos Donald Trump e também por Bolsonaro.

Em 17 de abril do ano passado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou, em rede social, o rosto e o nome de alguns dos pesquisadores envolvidos na pesquisa, acusando-os de terem provocado a morte de 11 pessoas e serem “comunistas” e “do PT”.

Em razão disso, o médico e outros pesquisadores envolvidos no estudo começaram a enfrentar uma onda de linchamento nas redes sociais, com ameaças de morte e ataques pessoais. Em razão disso, Marcus Vinícius precisou andar com escolta armada.

O médico infectologista, especialista em saúde pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia), foi presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), entre 2015 e 2017, e coordena desde 2017 o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema, referência internacional nas chamadas doenças tropicais, em Manaus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?