Bolsonaro reúne ministros no Alvorada para tratar de agenda eleitoral
Todos os representantes da Esplanada participam do encontro – com exceção da ministra Damares Alves, que está em missão nos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) comanda, na manhã desta quinta-feira (17/3), reunião ministerial para discutir as estratégias das candidaturas dos ministros que deverão deixar os postos até abril. Antes da agenda fechada, Bolsonaro e ministros participaram da cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional.
Este deve ser o último encontro ministerial com a atual formação. É também a primeira reunião deste tipo realizada no ano de 2022. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), não foi convidado para a agenda.
A reunião começou por volta das 9h. Não há previsão de pronunciamento após o compromisso oficial.
Bolsonaro diz que nove ministros deixarão governo para se candidatar
Os ministros que devem deixar o governo são:
- Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) – Governo/São Paulo;
- Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) – Governo/Rio Grande do Sul;
- João Roma (Cidadania) – Governo/Bahia;
- Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) – Senado/Amapá;
- Gilson Machado (Turismo) – Senado/Pernambuco;
- Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) – Senado/Rio Grande do Norte;
- Tereza Cristina (Agricultura) – Senado/Mato Grosso do Sul;
- Flávia Arruda (Secretaria de Governo) – Senado/Distrito Federal; e
- Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) – Câmara dos Deputados/São Paulo.
O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, também pode precisar se desincompatibilizar do governo, caso seja escolhido para integrar, como vice, a chapa de Bolsonaro.
Ainda não foram anunciados os nomes dos substitutos, que devem ser escolhidos nos quadros dos respectivos ministérios. A chamada “solução caseira”, comumente adotada por outras gestões, envolve a nomeação de secretários executivos das pastas.
Participaram da reunião todos os ministros – com exceção de Damares Alves, que está em missão em Nova York, nos Estados Unidos, para comparecer à 66ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além dos ministros, os presidentes de bancos também estão presentes: Pedro Guimarães (Caixa), Fausto Ribeiro (Banco do Brasil), Gustavo Montezano (BNDES) e Roberto Campos Neto (Banco Central).