Bolsonaro reúne ministros e aliados em almoço no Palácio da Alvorada
O encontro ocorreu um dia depois de novo capítulo de desgaste na relação entre os ministros da Economia e do Desenvolvimento Regional
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reuniu, neste sábado (3/10), alguns ministros e aliados em um almoço no Palácio da Alvorada. O encontro ocorreu um dia depois do novo atrito entre os ministros da Economia, Paulo Guedes, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Guedes, que normalmente não comparece aos almoços palacianos, esteve presente, segundo a assessoria do ministro. Marinho, não. Segundo a assessoria do titular da pasta do Desenvolvimento Regional, ele foi convidado na sexta-feira (2/10) para participar do evento, mas, como já estava em São Paulo por causa de uma agenda, não pôde comparecer.
Entre os presentes, estavam os ministros general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), o secretário Nabhan Garcia (Assuntos Fundiários) e o deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ), além do presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo.
Guedes x Marinho
A relação de Guedes e Marinho, que já não era boa, teve novo desgaste nessa sexta-feira, quando o ministro da Economia disse que o colega era “despreparado, desleal e fura teto”. A declaração foi uma resposta a um suposto comentário que Marinho teria feito sobre Guedes numa reunião com um grupo de investidores em São Paulo.
Após as críticas do ministro da Economia, Marinho apenas divulgou nota negando que tenha feito “desqualificações ou adjetivação contra agentes públicos” e afirmando que as falas foram “distorcidas”.
Com visões divergentes sobre a agenda econômica do país, os ministros vêm trocando farpas internamente desde o início do ano, mas este foi o primeiro episódio de briga pública.