metropoles.com

Bolsonaro reúne líderes para acertar articulação no Senado

O presidente recebeu pela manhã seus articuladores para azeitar o discurso de convencimento dos senadores sobre a reforma da Previdência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Izalci Lucas
1 de 1 Izalci Lucas - Foto: null

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) começou o dia cuidando pessoalmente da articulação do governo no Senado. Ele recebeu o líder do Governo na Casa, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e vice-líderes para tentar acertar a articulação com os parlamentares e criar um ambiente mais propício à aprovação das propostas do governo, entre elas, a reforma da Previdência, que tramitará na Câmara antes de seguir para o Senado.

Ao sair da reunião, que contou também com a participação do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse que o trabalho de “convencimento” no Senado terá início na próxima segunda (18/3). “Segunda-feira vamos começar a fazer uma pauta de trabalho”, disse.

Segundo Izalci, na reunião, presidente reforçou que o modelo de negociação com os parlamentares mudou e que não haverá negociação de cargos. “O que foi dito é que o modelo mudou”.

“Não é mais como era feito antigamente em que se fechava um acordo com uma bancada r todo mundo tinha que votar em função de um acordo que foi feito envolvendo cargos nos ministérios. Então a gente tem muito que ir pelo convencimento. “, disse. “Não é mais o toma-lá-dá-cá”, completou.

Indisposição
O Planalto tenta reverter a indisposição de parlamentares com o governo é crescente no Congresso. Muitos deputados e senadores, principalmente veteranos, se queixam de serem acusados de autores do toma-lá-dá-cá. Com isso, mesmo na base governista, as reclamações se avolumam.

De acordo com Izalci, para tentar sanar esse problema, o trabalho será de conversar com cada senador. O governo admite nomear técnicos indicados por parlamentares para cargos no governo. O Planalto tem chamado essa

“Vamos ouvir os parlamentares e tenho certeza que muitos deles têm sugestões importantes para melhor o texto. Da mesma forma que eles terão outras sugestões, podem ter inclusive bons técnicos. Nada impede que sejam aproveitados. Agora, não pode ser da forma que era antes: Você me apoia e o ministério é seu. Isso não existe mais”, disse Izalci, ao deixar o Palácio do Planalto.

Banco de talentos
O governo tem usado o termo “banco de talentos” para denominar a lista de indicados que possam trabalhar no governo. “Eles estão usando este termo mas, na prática, são pessoas que tem qualificação, tem capacidade,tem ficha limpa e condições de contribuir com o governo. Isso aí, independente de ser filiado ou não, a gente tem que levar em consideração”, justificou.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?