Bolsonaro responde DiCaprio sobre desmatamento: “Você de novo, Léo?”
Ator norte-americano postou mapa com a destruição da floresta nos últimos três anos, segundo dados do próprio governo brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu o ator norte-americano Leonardo DiCaprio, que usou as redes sociais nessa terça-feira (27/7) para denunciar, em português e em inglês, o desmatamento ilegal na Amazônia brasileira, usando dados do próprio governo brasileiro. “Qual a extensão do desmatamento na Amazônia, um dos lugares mais importantes do planeta para pessoas e vida selvagem?”, questionou o ator em uma postagem no Twitter.
Em resposta, Bolsonaro escreveu, em inglês: “Você de novo, Léo? Assim, você se tornará meu melhor cabo eleitoral, como dizemos no Brasil! Eu poderia dizer a você, novamente, para desistir de seu iate antes de dar uma palestra ao mundo, mas eu conheço os progressistas: você quer mudar o mundo inteiro, mas nunca a si mesmo, então vou deixá-lo fora do gancho”.
O mandatário brasileiro ainda acusou o ator de estar ignorando incêndios na Europa e nos Estados Unidos. “Alguém pode se perguntar se você é obcecado pelo meu país (ou seus recursos) ou se acredita que o Brasil é o único na Terra”, escreveu Bolsonaro.
O presidente ainda disse que o Brasil continuará sendo “a nação que mais preserva” e atacou o trabalho do artista: “Você pode continuar brincando com seus brinquedos de estrelas de Hollywood enquanto fazemos nosso trabalho”.
“Se estiver ao seu alcance, adoraríamos vê-lo parar de espalhar informações erradas. No passado recente, você usou uma imagem de 2003 para falar sobre os incêndios florestais na Amazônia supostamente acontecendo em 2019 e foi exposto, mas eu o perdoei. Então, por favor, vá e não peque mais”, ironizou, citando uma passagem bíblica.
Veja a sequência:
– Between us, it’s weird to see a dude who pretends to love the Planet paying more attention to Brazil than to the fires harming Europe and his own country. One may wonder if you’re obsessed with my country (or its resources) or if you just believe Brazil is the only one on Earth
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 28, 2022
A postagem de DiCaprio traz um vídeo do MapBiomas, iniciativa mantida por várias ONGs que atuam na promoção da proteção à natureza. As imagens mostram o avanço do desmatamento ilegal na Amazônia brasileira nos últimos três anos, com base em dados produzidos pelo próprio governo brasileiro com o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A militância do eterno astro de Titanic (1997), que é conhecido por seu ativismo ambiental, costuma ser motivo para protestos do presidente Bolsonaro e de seus aliados. Em maio último, por exemplo, o líder brasileiro disse que é melhor que o ator fique calado em relação a questões climáticas do Brasil.