metropoles.com

Bolsonaro: “Respeitar democracia é diferente de assinar cartinha”

Nas redes, presidente publicou post em que cobrou respeito pela democracia, honra à Constituição, e voltou a pregar “liberdade de expressão”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Fábio Vieira/Metrópoles
Jair Bolsonaro Congresso Aço Brasil 2022
1 de 1 Jair Bolsonaro Congresso Aço Brasil 2022 - Foto: Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi às redes sociais, nesta quinta-feira (25/8), cobrar respeito pela democracia e honra à Constituição. O mandatário da República também voltou a pregar “liberdade de expressão”.

O atual titular do Palácio do Planalto criticou novamente o manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça”, organizado por juristas e pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). “Respeitar a democracia é muito diferente de assinar uma ‘cartinha’”, escreveu o presidente.

Veja:

Apesar de não fazer referência, a publicação do chefe do Executivo federal ocorre na mesma semana em que bolsonaristas foram alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de oito empresários que compartilharam mensagens golpistas em um grupo do WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas. O material foi divulgado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles (entenda mais abaixo).

No dia anterior, durante agenda política em Minas Gerais, Bolsonaro ironizou a operação e cobrou posicionamento de grupos que apoiaram cartas em defesa da democracia. “Cadê a turminha da carta pela democracia?”, provocou.

Entenda a operação contra empresários

A operação cumpriu determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua decisão, o magistrado também ordenou:

  • o bloqueio das contas bancárias dos empresários;
  • o bloqueio das contas dos empresários nas redes sociais;
  • a tomada de depoimentos dos envolvidos; e
  • a quebra de sigilo bancário dos empresários.

As mensagens divulgadas pelo Metrópoles mostram que empresários apoiadores do presidente Jair Bolsonaro começaram a defender um golpe de Estado caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também candidato à Presidência, vença as eleições de outubro.

Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada mostrou Bolsonaro em segundo lugar, com 32% das intenções de voto, enquanto Lula aparece em primeiro, com 47% das intenções.

Veja algumas das mensagens golpistas:

7 imagens
1 de 7

Reprodução
2 de 7

3 de 7

4 de 7

5 de 7

6 de 7

7 de 7

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?