Bolsonaro relata bate-boca com francês sobre a Amazônia: “Picareta”
Na live nas redes sociais, presidente reclamou de ter siso cobrado sobre Amazônia, mas ignorou maior desmatamento na região desde 2006
atualizado
Compartilhar notícia
Em transmissão ao vivo feita nesta sexta-feira (19/11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) relatou uma discussão que teria tido com um homem francês sobre a Amazônia em uma loja em Lisboa, Portugal, e ignorou notícias sobre o aumento no desmatamento no Brasil.
“De repente chega um cara, nada contra baixinho, barrigudo, cabeludo e barbudo. Nada contra esses caras aí, tá? Parecia lá um anãozinho. Começou a falar em francês, eu entendi que era francês. não sei falar em francês, traduz aí: ‘Ah, ele tá falando pra você parar de tocar fogo na Amazônia’. A resposta que deu para eles não posso dizer para vocês aqui. Traduz pra esse picareta, esse mané aí: eu quero saber das florestas da França, eu quero saber qual a energia da França, qual a fonte, eu quero saber se tem mata ciliar na França, se estão fazendo reflorestamento”, contou.
Nessa quinta-feira (18/11), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que o desmatamento nos 12 meses entre agosto de 2020 e julho de 2021 foi o maior para esse intervalo de tempo desde 2006.
Estudo divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nesta sexta mostra que, nos últimos seis anos, as queimadas provocaram um rombo de mais de R$ 1,1 bilhão. No mesmo período, os investimentos da União no combate e na prevenção de incêndios correspondiam a apenas 32% do valor: R$ 376,2 milhões.
O presidente ainda afirmou que estrangeiros leem “notícias que vêm do Brasil mentirosas falando mal da Amazônia” e voltou a reclamar da cobertura da imprensa sobre as questões ambientais, considerando que brasileiros fazem propaganda contrária ao país no exterior.
Bolsonaro não comentou especificamente os dados do Inpe. A informação sobre aumento nos desmatamentos era conhecida pelo governo brasileiro desde antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP 26), mas sua divulgação foi adiada para depois do evento.
Live adiada
Bolsonaro adiou sua tradicional transmissão para esta sexta-feira porque chegou à capital federal na noite de quinta. Ele realizou uma viagem de seis dias pelo Oriente Médio, onde visitou três países: Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Catar.