metropoles.com

Bolsonaro rejeita aumentar impostos para cobrir gastos com pandemia

Declaração foi feita pelo presidente na tarde desta quinta-feira. Segundo ele, aumentar taxas não é uma “política de governo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro, Guedes e empresários vão ao STF
1 de 1 Bolsonaro, Guedes e empresários vão ao STF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (07/05), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que não estuda aumentar a cobrança de impostos para compensar os gastos da União durante a pandemia do coronavírus.

Na transmissão, Bolsonaro citou a Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide), um tributo federal usado para estabilizar o preço da gasolina.

“O combustível: o preço tá lá embaixo, muito bom, né, mas tem um setor que tá sendo prejudicado, o sucroalcooleiro, do pessoal do etanol. Alguém quer que nós aumentemos a Cide, que logicamente compete ao poder Executivo, e nós não queremos aumentar impostos porque isso sempre foi uma política nossa do governo”, disse.

mais cedo, ao chegar ao Alvorada, ele havia antecipado: “Não acho justo aumentar a Cide agora para salvar o setor sucroalcooleiro. No momento em que estamos perdendo empregos, o pessoal com salários reduzidos por acordo, o governo federal, para salvar ‘seu lado’, aumenta imposto?”.

Bolsonaro chegou a contar que os titulares de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Agricultura, Tereza Cristina, defendem a elevação da Cide, enquanto ele e o ministro da Economia, Paulo Guedes, são contra.

O presidente ainda ressaltou que, ao determinar que não haja aumento de impostos, o país vai ao encontro à política de Guedes, que, segundo o próprio Bolsonaro, busca diminuir a carga tributária do Brasil por meio de uma reforma.

“Agora, eu não sei qual o nome técnico, o aumento de imposto, depois de um determinado percentual, não adianta aumentar que a contribuição cai. Não compensa. Nós estamos nessa situação no Brasil, então, da minha parte aqui, não haverá novos aumentos de impostos no Brasil, não pretendemos fazer isso”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?