metropoles.com

Bolsonaro recebe novos presidentes da Câmara e do Senado

Mandatário também vai se encontrar presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, em almoço no Palácio da Alvorada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 12/03/2019 Cerimônia Oficial de Chegada do Presidente da República do Paraguai, Senhor Mario Abdo BenítezPalácio do Planalto Local:  Palacio do Planalto Foto: Hugo Barreto/Metróp
1 de 1 Brasília (DF), 12/03/2019 Cerimônia Oficial de Chegada do Presidente da República do Paraguai, Senhor Mario Abdo BenítezPalácio do Planalto Local: Palacio do Planalto Foto: Hugo Barreto/Metróp - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebe, nesta quarta-feira (3/2), os novos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A agenda, prevista para as 9h30, no Palácio do Planalto, deve tratar da pauta conjunta do Congresso.

Antes do encontro com Bolsonaro, Lira e Pacheco assinam declaração conjunta na presidência do Senado. O documento deve firmar compromisso dos dois presidentes em torno da agenda de enfrentamento à pandemia e de recuperação econômica.

O presidente do Senado, que também preside o Congresso Nacional, anunciou na terça-feira (2/3) intenção de instalar a Comissão Mista de Orçamento (CMO) para aprovar o Orçamento de 2021 até março. A instalação da CMO vinha sendo alvo de disputa entre Lira e o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ) e deve agora ganhar celeridade.

Sem a aprovação do Orçamento, o governo corre o risco de ficar sem respaldo legal para pagar remunerações de servidores a partir de março e ameaça descumprir a regra de ouro.

CCJ

Na terça, em aceno à ala bolsonarista, o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados em 2021 foi indicado para a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF).

A CCJ é a comissão mais importante da Casa. É a responsável por analisar os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de projetos, emendas ou substitutivos sujeitos à apreciação da Câmara e a admissibilidade de Propostas de Emendas à Constituição (PEC).

No fim da manhã, a Câmara deve votar as indicações para os cargos restantes da Mesa Diretora, após acordo fechado entre oposição e Lira ontem.

Presidente do Uruguai

O governo uruguaio divulgou que o presidente Luis Lacalle Pou se encontrará com o presidente Bolsonaro também nesta quarta-feira. Os presidentes do Brasil e do Uruguai e os chanceleres Ernesto Araújo e Francisco Bustillo vão se reunir em almoço no Palácio da Alvorada.

É a primeira viagem oficial de Lacalle Pou desde que tomou posse, em março de 2020. A agenda também representa uma retomada dos encontros com chefes de Estado por Bolsonaro.

Abertura do ano legislativo

Às 16h, será aberto o ano legislativo, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Apesar de não estar prevista na agenda oficial, a participação de Bolsonaro é esperada. Todo início de ano o presidente da República entrega ao Congresso mensagem presidencial, apontando as prioridades do Executivo para o ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?