metropoles.com

Bolsonaro rebate Doria: “Vamos oferecer a vacina, mas tem que passar pela Anvisa”

O presidente chamou o governador de “santo da calça apertada” e defendeu o trabalho da agência reguladora na avaliação dos imunizantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ YouTube
Live Bolsonaro
1 de 1 Live Bolsonaro - Foto: Reprodução/ YouTube

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez duras críticas, em sua live semanal, na noite desta quinta-feira (26/11), ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Doria afirmou que a Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, poderia ser aplicada na população mesmo sem ter sido registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A Anvisa é independente. Não adianta um governadorzinho aí, que nós sabemos quem é, ficar criticando”, disse o presidente da República na transmissão. “É muito interesse um governador querer salvar vidas. Fico até preocupado. Acho que se ele morrer hoje vai para o céu, porque é um santo, um santo da calça apertada”, atacou.

Bolsonaro também afirmou que o governo federal irá distribuir a vacina, mas só após a aprovação da agência. “Nós vamos oferecer a vacina, mas tem que passar pela Anvisa”, afirmou.

Confira a partir do minuto 51’46:

Em entrevista ao Metrópoles, Doria disse à jornalista Rachel Sheherazade que a Coronavac pode ser aplicada sem o aval da Anvisa, caso agências de outros países liberem a imunização. “Há entendimento internacional e uma aceitação chancelada pela Organização Mundial de Saúde [OMS] de que, neste caso, diante de uma pandemia, sim”, disse.

Confira o trecho da entrevista:

Após a publicação da entrevista, a Anvisa rebateu as declarações de João Doria ao Metrópoles. Em nota, divulgada na tarde desta quinta-feira (26/11), a agência afirmou que a distribuição do imunizante a partir da aprovação de agências de outros países “pode representar risco à população brasileira”.

O texto destaca que “eventual aprovação de uma vacina pela autoridade regulatória da China não implica aprovação automática para o Brasil”.

Também após a publicação da entrevista, Doria se manifestou no Twitter. Disse o governador: “Há confusão em relação à minha declaração sobre a validação da Coronavac junto à Anvisa. Existe diferença entre validar uma vacina fora do país e autorizar sua aplicação em território nacional”.

Veja a declaração do governador de São Paulo na íntegra:

O governador paulista também falou sobre a urgência da vacinação e a difícil relação com o governo federal, em entrevista exclusiva ao Metrópoles, concedida à jornalista Rachel Sheherazade.

Confira o vídeo completo:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?