metropoles.com

Bolsonaro reafirma que não admitirá “ideologia de gênero” nas escolas

Em agenda no Nordeste, presidente também defendeu o armamento da população e que “segurança pessoal” deve ser feita pela própria população

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clauber Cleber Caetano/PR
O presidente Jair Bolsonaro durante agenda no Nordeste
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro durante agenda no Nordeste - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a falar nesta quarta-feira (30/3) que seu governo não vai admitir a “ideologia de gênero” nas escolas. Durante agenda no estado do Piauí, para inaugurar a primeira fazenda 5G do país, o mandatário da República afirmou que a pauta é “inadmissível” e não poder “ser aceita”.

“Uma questão muito importante para todos nós. Quase todo mundo aqui tem filhos e netos e nós queremos que os nossos filhos e netos sigam a linha das nossas famílias, que deles seja afastada da sala de aula a ideologia de gênero”, declarou o presidente.

Em seguida, acrescentou: “Não podemos admitir que não se nasce homem ou mulher. Que se decida o sexo lá na frente. Isso é inadmissível. Isso não pode ser aceito por qualquer um de nós. Aceitamos o comportamento de quem quer que seja depois de uma certa idade. Cada um vai ser feliz da maneira que ele achar melhor, mas esse tipo de ideologia nas escolas nós não podemos e não admitimos”.

Porte de armas de fogo

No evento, o presidente também falou sobre o armamento da população. Ele disse que a segurança dos brasileiros deve ser feita por eles mesmos e que não se pode admitir que “apenas bandidos tenham armas” no Brasil.

“Outra coisa muito importante para todos nós é a nossa segurança pessoal. Nós flexibilizamos o estatuto do desarmamento. Hoje está muito mais fácil ou menos difícil se comprar armas”, afirmou.

“Nós entendemos que, em primeiro lugar, a segurança de vocês parte de vocês mesmos. Não podemos admitir que apenas bandidos tenham armas no nosso país. Em especial, bandidos que gostam de roubar celular de mulher do que ser defendido por aquele bandido maior que não tem um dedo na mão”, acrescentou Bolsonaro, em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em 2021, o número de assassinatos no Brasil caiu 7% em comparação ao ano anterior, segundo dados do Monitor da Violência, do portal g1. No mês passado, Bolsonaro atribuiu a redução de homicídios à liberação de armas. Especialistas da área de segurança, pública, no entanto, discordam e apontam distorção dos fatos.

Agenda no Nordeste

O presidente passou a quarta cumprindo agenda no Nordeste. Pela manhã, ele participou de cerimônia de inauguração de uma estação de trem no Rio Grande do Norte. À tarde, promoveu evento relacionado ao 5G no Agro e a entregas do governo federal.

Bolsonaro estava acompanhado dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Fábio Faria (Comunicações), João Roma (Cidadania) e Ciro Nogueira (Casa Civil).

Nos discursos, os ministros fizeram questão de divulgar os feitos do governo na região, numa tentativa de reverter a baixa popularidade de Bolsonaro entre os nordestinos.

Rejeição

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta semana, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro chega a 35 pontos no Nordeste, região considerada o maior reduto eleitoral do petista, e que representa desafio para os demais presidenciáveis.

Na região, Lula tem 55% das intenções de voto, e Bolsonaro, 20%. Além disso, 62% dos entrevistados disseram que não votariam no atual chefe o Planalto “de jeito nenhum”.

“O presidente é a pessoa mais calma que eu conheço. Mas hoje ele estava nervoso [ansioso], porque ele estava chegando na terra que ele adora, na terra que ele ama”, disse o ministro Fabio Faria nesta tarde.

Ao discursar, o ministro Ciro Nogueira disse o no Nordeste “não tem dono”. “O Nordeste é dono do seu destino. Essa é a diferença entre nós e eles. Vocês vão querer alguém que se diz pai dos pobres, mas que na verdade é pai das empreiteiras? Eu tenho certeza que não”, afirmou, finalizando sua fala com os dizeres “Nordeste livre, Bolsonaro presidente”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?