Bolsonaro questiona pesquisas eleitorais: “É possível manipular números”
Segundo o presidente, é possível manipular os resultados dos levantamentos, que, segundo ele, são “arma política para quem tem recursos”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (11/11) que as pesquisas eleitorais são uma “arma política para quem tem recursos”, porque é possível “manipular os números”.
A afirmação do presidente ocorreu durante uma transmissão ao vivo, por meio das redes sociais nas quais ele tem pedido votos para seus aliados políticos que são candidatos nos municípios.
Ao lado do presidente, estava Bruno Engler, candidato do PRTB à Prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com a última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta, Engler tem 4% das intenções de voto na capital mineira.
“Lógico que devem ter bons institutos de pesquisa no Brasil, mas, como regra, parece que é um grande negócio. Você está lá, por exemplo, com 1%. Ninguém tem vontade de votar em você. Até quem quer votar, olha lá e não vota mais. A pesquisa é uma arma política para quem tem recursos. A pesquisa é paga, dá para comprar a pesquisa e manipular números.”
“Não estou acusando todo o instituto de ser fraudulento, não. Se bem que, por ocasião das minhas eleições, ninguém dizia que eu iria para o segundo turno, e, se fosse, perderia para todo mundo”.