metropoles.com

Bolsonaro: “Quero argentino como turista no Brasil, não refugiado”

Presidente pediu a empresários que apoiem reeleição de Mauricio Macri para evitar a volta da esquerda ao poder

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro no palacio da Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro no palacio da Alvorada - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

Ao discursar para uma plateia de empresários do setor de produção de aço, nesta quarta-feira (21/08/2019), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pediu aos presentes apoio para o mandatário argentino, Mauricio Macri. O político, que disputa a reeleição, perdeu as eleições primárias no início deste mês para a chapa encabeçada por Alberto Fernández, que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner.

Segundo Bolsonaro, os empresários devem contribuir para evitar que a esquerda volte ao poder no país vizinho. “Só o fato de as primárias terem dado uma margem muito grande para a oposição da Argentina, o mercado reagiu imediatamente. Eu acredito que possa ser revertida essa questão”, frisou.

“Todos os senhores aqui, quem puder colaborar, peço que ajudem nesse sentido. Não estamos apoiando o Macri. Nós queremos é que aquela velha esquerda não volte ao poder. E se o caminho for apoiar o Macri, que seja apoio ao Macri, como tenho feito discretamente e apelando a todos”, enfatizou.

O chefe do Executivo nacional informou aos empresários que a questão da economia está bem encaminhada no governo, mas que tudo pode ser afetado por uma crise no país vizinho. “Quero o argentino no Brasil como turista e não como refugiado”, sinalizou o presidente.

“Estive lá algumas vezes, logicamente, com interesse político também, mas dentro da Argentina eu não ia tomar uma posição como se fosse o cabo eleitoral do Macri ou da oposição”, destacou. “Não podemos achar que estamos isolados do mundo. As minhas idas a Israel, ao Japão e aos Estados Unidos, conversas com o Trump [Donald Trump], algumas reservadas, obviamente, estão no andamento no sentido de nos aproximarmos das melhores economias do mundo. Não é que vamos afastar aqui dos países da América Latina, mas vamos dar a devida importância”, acrescentou.

Bolsonaro indicou que tem mantido conversas até com o presidente da Bolívia, Evo Morales, mas que não vê diálogo com o candidato favorito na Argentina e citou que Cristina Kirchner esteve visitando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na prisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?