metropoles.com

Bolsonaro publica vídeo alusivo ao Dia do Médico com Capitã Cloroquina

Médica foi responsável por coordenar ações do Ministério da Saúde para difundir a cloroquina no Amazonas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mayra Pinheiro CPI Covid
1 de 1 Mayra Pinheiro CPI Covid - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou nesta segunda-feira (18/10) um vídeo de 2014 em que aparece com a médica e atual secretária da Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina. O vídeo faz alusão ao Dia do Médico, celebrado hoje.

Além de Mayra, aparece no vídeo o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O presidente afirma que Mayra é representante da classe médica e manda abraço à categoria.

“O que seria de nós sem vocês naquele momento que todo mundo pede a Deus para não passar? Devemos primeiro a Deus as nossas vidas e em segundo lugar a vocês. Estamos juntos e pode ter certeza, vocês moram no meu coração”, diz Bolsonaro. Ao fim, a médica agradece pelo “reconhecimento”.

Mayra Pinheiro foi apelidada de “Capitã Cloroquina” nas redes sociais devido à defesa que faz em relação ao tratamento precoce contra a Covid-19. Ela foi responsável por coordenar ações do Ministério da Saúde para difundir a cloroquina no Amazonas.

Mayra, que foi candidata em 2018 ao Senado, tem apostado em entrevistas locais e colocado em suas publicações na internet uma logo com seu nome que se assemelha a logos eleitorais.

Após depoimento da secretária à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que ela só está na pasta por pressão do Palácio do Planalto e disse que ela contribuiu com mortes na pandemia.

Aziz defendeu que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, “não tem autonomia nenhuma para trocar ninguém” no corpo de servidores da pasta. “Essa senhora [Mayra Pinheiro] contribui com o quê? Com mortes. Mas está lá, ela é personalidade do Palácio do Planalto, não do Queiroga”, disse.

O senador voltou a defender o afastamento da “Capitã Cloroquina”, como é conhecida, do cargo que exerce no ministério.

“A Justiça sabe que ela [Mayra] é a responsável pela morte de muitos amazonenses e ela não ficará impune. Foi para o meu estado levar um tratamento precoce que não servia para absolutamente nada e o povo morrendo sem oxigênio”, continuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?