metropoles.com

Bolsonaro prorroga reembolso de passagens aéreas até 31 de outubro de 2021

Em março, presidente permitiu que iniciativa fosse feito para bilhetes compradas até 31 de dezembro de 2020. Congresso precisa analisar MP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou, nesta quinta-feira (31/12), uma medida provisória que prorroga o prazo para que empresas realizem o reembolso de passagens aéreas canceladas em meio à pandemia de Covid-19. Pela medida, o novo prazo se estende até 31 de outubro de 2021.

Inicialmente, ao assinar a medida em março, Bolsonaro determinava o prazo de cancelamento até 31 de dezembro de 2020. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, a prorrogação ocorreu devido aos imprevistos decorrentes da pandemia e que foram impostos ao consumidor.

“Assim, ante a persistência das incertezas do cenário epidemológico, é necessário o prosseguimento das regras especiais de reembolso. Por isso, estende-se o prazo até 21 de outubro, que reflete o fim da temporada summer [verão] 21, conforme coordenações internacionais, além da data que marca o encerramento das medidas de flexibilização econômica propostas pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]”, informou o Palácio do Planalto.

Por se tratar de uma medida provisória, o ato tem efeito imediato, mas ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. Se o Legislativo não aprovar o texto em até 120 dias, as mudanças deixam de valer.

De acordo com a MP, fica determinado ainda que os consumidores que aceitarem o valor da devolução em forma de crédito ficarão isentos das penalidades contratuais previstas no momento da compra.

De acordo com o texto, esse crédito poderá ser usado no prazo de 18 meses a partir da data do voo contratados.

Quando a medida foi implementada em março, dados das companhias aéreas indicavam uma queda de 50% na demanda por voos domésticos e redução de 85% nas viagens internacionais, em relação ao mesmo período do ano passado.

Apesar da recuperação experimentada ao longo do segundo semestre, o movimento continua muito aquém do normal, com apenas 65% dos voos domésticos e 25% dos internacionais, se comparados ao mesmo período de 2019.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?