metropoles.com

Bolsonaro promete duplicar recursos para fiscalização ambiental

“Medidas de controle são parte da tarefa”, destacou presidente brasileiro na Cúpula do Clima, mas sem pontuar de quanto será o investimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NBR
Bolsonaro discursa na Cúpula de Líderes sobre o Clima
1 de 1 Bolsonaro discursa na Cúpula de Líderes sobre o Clima - Foto: NBR

Durante o início da Cúpula do Clima, evento que reúne lideranças mundiais para a discussão de metas para reduzir o aquecimento global, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu duplicar os investimentos na fiscalização ambiental.

Na terça-feira (20/4), servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgaram carta na qual denunciam que estão com as atividades de fiscalização totalmente paradas, desde que ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles mudou o rito para a aplicação de multas ambientais.

Bolsonaro afirmou a líderes mundiais que é preciso melhorar a vida de 23 milhões de brasileiros que vivem na floresta e apresentam piores índices de desenvolvimento.

“Medidas de controle são parte da tarefa. Determinei fortalecimento de órgãos ambientais, duplicando recursos para ações de fiscalização”, destacou o chefe do Executivo nacional.

O presidente não deu detalhes de quanto será o aumento. Órgãos de fiscalização ambientais como o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) operam com o menor orçamento dos últimos cinco anos.

Em coletiva após a fala de Bolsonaro, o ministro Ricardo Salles também não soube responder quanto será aplicado no setor de fiscalização.

“Mesmo diante de obstáculos financeiros, é fundamental contar com países, empresas, pessoas para solução desses problemas”, ponderou Bolsonaro no discurso. O país se comprometeu a eliminar o desmatamento ilegal até 2030.

Ministro polêmico

Salles é visto como uma ameaça aos parâmetros de preservação e conservação de recursos naturais. Mesmo envolvido em diversas polêmicas, o chefe da pasta é admirado pelo chefe do Palácio do Planalto e pela ala ideológica do governo.

O ministro foi alvo de notícia-crime da Polícia Federal do Amazonas e passou a ser investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente atrapalhar apuração sobre madeireiras ilegais.

Artistas, governadores e ex-ministros enviaram cartas ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que convocou a reunião da cúpula, criticando a política ambiental do governo Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?