Bolsonaro pretende esperar lista para decidir sobre sucessão de Dodge
Dez procuradores se apresentaram à sucessão na PGR neste ano. A eleição ocorrerá em todas as unidades do Ministério Público Federal do país
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou na noite de sábado (08/06/2019) que vai esperar a eleição da lista tríplice da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) para indicar o próximo chefe do Ministério Público Federal (MPF). A declaração contraria as sinalizações anteriores de que ele não pretendia seguir a lista tríplice da ANPR para decidir sobre a nomeação do procurador-geral – o cargo é um dos mais importantes do sistema judicial brasileiro. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
“Estou aguardando a lista tríplice”, afirmou o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada rumo à Granja do Torto, onde passaria a noite. Questionado se a atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge, é um bom nome, Bolsonaro se limitou a falar que “todos são bons nomes”.
O mandato de Dodge na PGR (Procuradoria-Geral da República) termina em setembro e, recentemente, ela admitiu que gostaria de ficar mais tempo no cargo. “Estou à disposição, tanto da minha instituição quanto do país, para uma eventual recondução. Não sei se isso vai acontecer”, disse a procuradora-geral em São Paulo. Dodge foi indicado por Michel Temer.
Dez procuradores se apresentaram à sucessão na PGR neste ano. Até o dia 17 de junho, os candidatos seguem em campanha. A eleição ocorrerá em todas as unidades do Ministério Público Federal do país, por meio eletrônico, no dia 18 de junho. Podem votar os cerca de 1.150 membros ativos do MPF.