metropoles.com

Bolsonaro posta vídeo de homem chamando vacina de “porcaria”

Apto para tomar o imunizante desde abril deste ano, o presidente diz que não se vacinará e segue tentando colocar em dúvida a eficácia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Bolsonaro durante pandemia uso de máscara
1 de 1 Presidente Bolsonaro durante pandemia uso de máscara - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em uma publicação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas sobre Marco Legal das Ferrovias, o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo de um homem maldizendo a vacinação contra a Covid-19. Apto para ser imunizado desde abril deste ano, o chefe do Executivo federal tem repetido que não se vacinará e segue tentando desacreditar a eficácia do imunizante.

No vídeo compartilhado por Bolsonaro, um homem desconhecido argumenta que as pessoas antigamente se vacinavam contra várias doenças e ficavam com a impressão de que não seriam mais contaminadas, mas que com a vacina contra a Covid-19 isso não estaria acontecendo.

O homem chega a chamar de “porcaria” a vacina, que tem sido decisiva para que o número de casos e mortes despenque.

“Poliomielite, sarampo, rubéola, o que seja, são vacinas que você tomou e nunca mais teve aquela doença, então você associou ‘estou vacinado, estou imunizado, não vou pegar mais aquela doença’. Com esse psicológico aí, todo mundo foi induzido a tomar essa porcaria porque achou que estaria imune”, argumenta o homem.

A publicação desta quinta soma-se às inúmeras vezes que o presidente Jair Bolsonaro já tentou por em descrédito a imunização contra a Covid-19. O ex-capitão dá insistentes declarações afirmando que a vacina não impede contaminações nem transmissão, então, seria praticamente inútil – sem dar importância, por exemplo, à situação do país, na qual os casos e mortes despencaram em razão proporcional ao avanço da campanha de imunização.

No sábado, durante cerimônia militar no Rio de Janeiro, o chefe do Executivo federal disse que a embolia que fez o deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ) ser internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) teria sido ocasionada por “efeito colateral da vacina”. Não há nenhum indício até agora de que essa tenha sido a razão do problema com o deputado.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, o risco de ocorrer trombose venosa cerebral (CVT, no acrônimo em inglês) em pessoas com Covid-19 é muito maior do que nas que receberam vacinas baseadas na tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), como os imunizantes da Pfizer, da Moderna e da Oxford/AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?