Bolsonaro pede ao TSE impugnação de candidatura de Lula
O candidato do PSL relatou no pedido todos os processos aos quais o ex-presidente responde na Operação Lava Jato
atualizado
Compartilhar notícia
O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) entrou com uma ação, nesta quinta-feira (16/8), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para impugnar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido também refere-se a chapa petista registrada nesta quarta (15/8).
A ação foi protocolada sob a autoria da coligação de Bolsonaro intitulada “Brasil acima de tudo; Deus acima de todos”, que reúne PSL e PRTB.
Para a defesa do presidenciável, “é do conhecimento geral que o pretenso candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado”. Bolsonaro refere-se às decisões tomadas na primeira e segunda instância da Justiça Federal contra o petista.
Lula foi condenado durante a Operação Lava Jato e está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR). Sua sentença é de 12 anos e 1 mês de prisão. No documento, os advogados de Jair Bolsonaro ainda ressaltaram que está comprovado “que o ex- presidente da República participou de um grande esquema de corrupção”.
Confira o documento:
Ação de impugnação de Lula – Jair Bolsonaro by Metropoles on Scribd
Ele ainda acrescentou que a Justiça Eleitoral não deve ser influenciada pela popularidade de Lula. “Não se desconhece o clamor popular que desperta a candidatura ora impugnada”.
“E, muito menos, o fato de que o candidato em questão, com o apoio dos seus seguidores, vem adotando uma postura de vítima de um sistema judicial que considera parcial e perseguidor, levantando dúvidas acerca da legitimidade do processo que culminou com a sua condenação, bem como da inviabilidade da candidatura ora impugnada”, destaca o documento.