Bolsonaro participa de motociata em Goiânia, primeira em dia de semana
Presidente foi à capital goiana para cerimônia de passagem do Comando de Operações Especiais. Passeio de moto foi organizado de última hora
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa, em Goiânia, na tarde desta sexta-feira (27/8), da oitava motociata de 2021. É o primeiro passeio de motocicleta que o presidente comparece no meio da semana e durante expediente de trabalho.
Bolsonaro foi a Goiânia para cerimônia de passagem do Comando de Operações Especiais. O general Gustavo Henrique Dutra de Menezes passará a função para o general Carlos Alberto Rodrigues Pimentel. O mandatário da República almoçou no quartel com alguns políticos e generais.
Para a motociata, o presidente chegou sem máscara.
Veja live:
Mais cedo, o chefe do Executivo nacional compartilhou, nas redes sociais, vídeo de um policial militar do batalhão de elite de Goiás dizendo o slogan da campanha eleitoral de 2018, ao vivo na TV. O titular do Palácio do Planalto usou o trecho de reportagem da TV Record para confirmar a ida ao evento desta tarde.
– Ao lado de Deus, da Ordem e do Povo.
– Hoje estarei em Goiânia em agenda oficial.
– Às 14h30 motociclistas me convidaram para um passeio. Vão se concentrar em frente ao 42° BIMtz, Jardim Guanabara. TMJ. pic.twitter.com/4nfXSsWmjV— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 27, 2021
Mobilização
A motociata – como são denominados os passeios de moto que Bolsonaro dá com apoiadores – em Goiânia começou a ser planejada na tarde de quinta-feira (26/8), com mobilização nos grupos de WhatsApp e em perfis sociais de direita. Não havia confirmação da participação do chefe do Executivo até a publicação.
“Às 14h30, motociclistas me convidaram para um passeio. Vão se concentrar em frente ao 42º BIMtz, Jardim Guanabara”, disse Bolsonaro.
Alguns militares da reserva do Exércitos ajudaram na divulgação e coordenação da motociata. Eles integram grupos locais de apoio ao presente.
A Prefeitura de Goiânia acionou a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) para acompanharem a comitiva presidencial. A SMM disponibilizou nove equipes motorizadas, com 15 agentes, para organizar o trânsito. Além disso, 25 equipes da GCM vão dar apoio às forças de segurança pública.
O último passeio de moto realizado por Bolsonaro foi em Brasília, no domingo de Dia dos Pais, no dia 8 de agosto. O trajeto inclui regiões administrativas do Distrito Federal, como Ceilândia e Taguatinga. A concentração ocorreu na Praça dos Três Poderes e o comboio de motociclistas saiu às 9h40 pela Esplanada dos Ministérios.
Agenda em Goiânia
Além da cerimônia de passagem do Comando de Operações Especiais, na manhã desta sexta-feira (27/8), e da motociata prevista para começar às 14h30, também em Goiânia, o presidente cumprirá agenda no dia seguinte.
No sábado (28/8), às 9h30, a presença do mandatário é aguardada no Encontro Fraternal de Líderes Religiosos, na Assembleia de Deus do Setor Campinas. O segundo dia de agenda do presidente em Goiânia foi articulado pelo deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO). Após o culto, Bolsonaro deve se reunir com autoridades políticas do estado, no estacionamento da igreja.