metropoles.com

Bolsonaro: palavra final sobre máscara cabe a governadores e prefeitos

Depois de anunciar parecer para desobrigar uso de máscara, presidente disse tratar-se apenas de um estado e que, agora, “não apita nada”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro , durante apresentação das ações para desburocratização e atração de investimentos para setor de turismo 3
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro , durante apresentação das ações para desburocratização e atração de investimentos para setor de turismo 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Depois de ter anunciado um “parecer visando desobrigar” o uso de máscara por pessoas imunizadas contra a Covid-19 ou que já haviam sido infectadas pelo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta sexta-feira (11/6), que cabe aos governadores e prefeitos decidir sobre o assunto.

Após a declaração do presidente, políticos e especialistas criticaram a intenção de abolir o uso do equipamento de proteção facial. No Brasil, apenas cerca de 11% da população completou o ciclo de imunização contra a Covid-19, isto é, já tomou as duas doses da vacina.

Além disso, a alta taxa de transmissão do vírus, com média móvel de novos casos da doença acima de 50 mil por dia, não permite que a população deixe de usar as máscaras neste momento.

Palavra de Queiroga

Em seguida, Queiroga alinhou a dispensa de máscaras ao avanço da imunização da população brasileira. Na live de quinta-feira à noite, Bolsonaro disse que o ministro da Saúde “vai fazer um estudo de modo que nós possamos ali sugerir, orientar a desobrigação de uso da máscara para quem já foi vacinado ou para quem já contraiu o vírus”.

Nesta sexta-feira, o titular do Palácio do Planalto lembrou que caberá ao ministro dar um parecer da gestão federal sobre o tema, mas lembrou que a determinação sobre o uso ou não de máscaras cabe aos governos estaduais e municipais.

No início da pandemia de coronavírus, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que cabe aos governos locais estipular medidas de restrição de circulação para conter a disseminação do vírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?