Bolsonaro nomeia Bruno Leal como secretário de Previdência
Ele era o número dois da secretaria, vinculada ao Ministério da Economia, e passa a chefiar o órgão
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), nomeou Bruno Bianco Leal para o cargo de secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14/02/2020).
Leal era o número dois da secretaria e passa a ocupar a chefia do órgão. A secretaria era comandada por Rogério Marinho (PSDB-RN), recém-empossado ministro do Desenvolvimento Regional.
Leal terá pela frente o desafio de reduzir as filas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Atualmente, cerca de dois milhões de brasileiros estão com processos parados à espera da aposentadoria.
Bolsonaro chegou a anunciar que contrataria 7 mil militares da reserva, de forma temporária, para ajudar a dar vazão aos processos previdenciários. A proposta do governo, no entanto, encontra resistência no Alto-Comando das Forças Armadas. A ideia de um dos oficiais seria aproveitar servidores das estatais que serão privatizadas ou vendidas.
O novo secretário também terá pela frente a defesa da Medida Provisória do Programa Verde e Amarelo, voltada para jovens em busca do primeiro emprego e com menos direitos trabalhistas do que a CLT. Bandeira de campanha de Bolsonaro durante as eleições, a MP teve a validade prorrogada nesta semana porque ainda não foi votada pelo Congresso.