metropoles.com

Bolsonaro na Argentina: “Não queremos novas Venezuelas na região”

O presidente brasileiro está na Argentina e visitou, nesta quinta-feira (06), o chefe do Estado vizinho. A pauta do encontro foi o Mercosul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
20/05/2019 Cerimônia de Entrega da Medalha do Mérito Industria
1 de 1 20/05/2019 Cerimônia de Entrega da Medalha do Mérito Industria - Foto: Alan Santos/PR

Enviada especial a Buenos Aires – Durante visita ao presidente da Argentina, Mauricio Macri, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), voltou a demonstrar preocupação com a gestão do governo venezuelano. “Toda a América do Sul está preocupada, não queremos novas Venezuelas na região”, disse. Acompanhado do chefe do Estado vizinho, o brasileiro fez uma declaração à imprensa, após reunião a portas fechadas entre representantes dos dois países, que durou mais de uma hora.

A visita de Bolsonaro ao país vizinho ocorre no início da campanha para reeleição de Macri, político alinhado ideologicamente com Bolsonaro. A declaração, portanto, ganha um tom político, dada a proximidade da escolha do novo mandatário do país. Recentemente, a ex-presidente Cristina Kirchner anunciou que será vice na chapa Alberto Fernández. Ambos são políticos de esquerda e contam com a simpatia do PT.

Na mesma ocasião, o presidente brasileiro ecoou a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, e reafirmou que um acordo está prestes a ser firmado entre as nações membro do bloco comercial da América do Sul com o bloco europeu. “Estamos na eminência de assinar o acordo entre o Mercosul com a União Europeia. Trouxemos todos os ministros para atingir esse objetivo”, declarou Bolsonaro.

O Chefe do Executivo ainda orientou os argentinos na escolha do próximo presidente do país, já que as eleições presidenciais estão chegando. “Que Deus abençoe o povo argentino, que tem pela frente eleições. Eles precisam ter muita responsabilidade, muita razão e menos emoção para decidir. Temos de continuar com liberdade, valor esse que não podemos abrir mão”, comentou.

Camisa da seleção
Após rápida reunião com a cúpula do Congresso Nacional argentino e da Corte Suprema, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro participou de almoço oferecido pelo presidente argentino, no Museu Bicentenário. Antes, o mandatário brasileiro falou aos convidados, rapidamente.

Após agradecer a recepção e brincar que os dois chefes de Estado são tão amigos que só faltam trocar de seleção — ou seja, Macri torcer pelo Brasil —, o presidente falou em ideologia política. “Existe algo mais importante a ser combatido que é a questão ideológica”, afirmou.

“Se a corrupção leva a algo ruim e concreto, as ideologias podem nos levar a algo que só se dá valor depois que se perde, que é a nossa liberdade”, completou o presidente brasileiro. No final ainda disse o slogan de campanha: Deus acima de todos”.

Bolsonaro deu uma camisa da Seleção Brasileira a Macri. A roupa tinha o número 10 atrás e o nome do presidente argentino escrito. Um boné verde e amarelo também fazia parte dos presentes. Macri o colocou na cabeça e tirou fotos.

Percurso
O presidente desembarcou na Base Aérea Militar de Buenos Aires, na Argentina, por volta das 10h30 desta quinta. Logo depois, o chefe do Executivo brasileiro se encaminhou para a Praça San Martin, no centro da Cidade, cenário de importantes fatos históricos da capital argentina.

No local, Bolsonaro participou de uma cerimônia de oferenda floral. A próxima agenda foi na Casa Rosada, sede do governo argentino, com o presidente do país vizinho, Mauricio Macri. Um dos assuntos do encontro entre os chefes de Estado foi o Mercosul.

A um mês da reunião de cúpula do bloco, a tendência é que eles tenham discutido formas de enxugar ainda mais o grupo comercial e flexibilizar algumas regras que impedem os países-membros de negociar acordos individualmente com nações de outros continentes.

Veja a previsão de agenda:

Quinta-feira (06/06/2019)

6h50 – Partida de Brasília para Buenos Aires
10h10 – Chegada em Buenos Aires
10h35 – Chegada à praça San Martín
10h40 – Cerimônia de oferenda floral
11h00 – Chegada à Casa Rosada
11h05 – Reunião privada (Casa Rosada)
11h25 – Reunião ampliada (Casa Rosada)
12h40 – Declaração conjunta à imprensa
13h00 – Reunião com cúpula do Congresso da Nação Argentina
13h15 – Reunião com o presidente da Corte Suprema de Justiça
13h35 – Chegada ao Museu do Bicentenário
13h40 – Almoço oficial oferecido pelo presidente Macri (Museu do Bicentenário)
14h50 – Chegada ao Hotel Alvear Palace
16h25 – Chegada à Embaixada do Brasil
16h30 – Encerramento do Seminário de Indústria de Defesa (Embaixada do Brasil)
16h55 – Chegada ao Hotel Alvear Palace
17h – Encontro com empresários (Hotel Alvear Palace)
19h – Transmissão de live para as redes sociais (Hotel Alvear Palace)
20h – Jantar privado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?