Bolsonaro, ministros e parlamentares acompanham treinamento da Marinha
Demonstração da Marinha do Brasil ocorre em Formosa, interior de Goiás, na manhã desta segunda-feira (16/8)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ministros de Estado e parlamentares participaram, na manhã desta segunda-feira (16/8), de demonstração do treinamento da Operação Formosa. A ação leva o nome da cidade do interior de Goiás, localizada a cerca de 80 km de Brasília.
A Operação Formosa é o maior treinamento militar da Marinha no Planalto Central e ocorre desde 1998. Neste ano, o evento contará também com a participação do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Mais de 2,5 mil militares das três forças participam da ação.
Entre os ministros presentes, estavam Walter Souza Braga Netto (Defesa), Ciro Nogueira (Casa Civil), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Marcelo Queiroga (Saúde) e Gilson Machado (Turismo), além de parlamentares, como o deputado Marco Feliciano (Republicanos-SP) e a deputada Carla Zambelli (PSL-SP).
Segundo o Ministério da Defesa, os comandantes da Marinha, Almir Garnier Santos, e do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, também marcaram presença.
Desfile militar
Na terça-feira (10/8), Bolsonaro assistiu, do Palácio do Planalto, ao desfile de veículos blindados, armamentos e outros equipamentos da Força de Fuzileiros da Esquadra. Cerca de 40 blindados, caminhões e tanques fizeram um desfile na Esplanada dos Ministérios, circundando a Praça dos Três Poderes, em Brasília, a caminho de Formosa.
O desfile militar na capital federal, inédito até então, foi duramente criticado por autoridades, que o viram como uma intimidação à votação, que ocorreu naquele dia, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 135/2019, do Voto Impresso. A proposta acabou rejeitada, mas segue gerando atrito entre os Poderes.