metropoles.com

Bolsonaro manda suspender assinaturas da Folha no governo federal

Presidente acusou jornal de publicar “desinformação” a seu respeito e afirmou que “não dá pra confiar” na publicação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: José Dias/PR
jair-bolsonaro-arabia-saudita
1 de 1 jair-bolsonaro-arabia-saudita - Foto: Foto: José Dias/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarou, nesta quinta-feira (31/10/2019), que mandou cancelar todas as assinaturas do jornal Folha de S.Paulo no governo federal. “A ordem que eu dei é de que nenhum órgão no meu governo vai receber o jornal aqui em Brasília”, afirmou ele em entrevista ao programa de José Luiz Datena.

Ele disse ainda que não queria ser acusado de censura: “Quem quiser comprar, vá na banca e compre, eu não quero mais saber”. Bolsonaro citou entrevista que concedeu no dia 3 de setembro ao jornal, quando, segundo ele, a reportagem não teria publicado “nada” do que ele falou: “Só saiu desinformação, não dá para confiar”.

“Não saiu nada do que eu falei. Só saiu desinformação. E algumas palavras que eu usei ali e falei que era palavrão, saiu tudo lá”, alegou. Na época, o diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila, e o diretor da Sucursal de Brasília, Leandro Colon, que participaram da conversa, contaram ao podcast “Café da Manhã“, do próprio jornal, que o presidente de fato havia pedido que palavrões ficassem de fora e que eles respeitaram a solicitação.

A Folha declarou, em nota, lamentar “mais uma atitude abertamente discriminatória do presidente da República contra o jornal” e disse que vai “continuar fazendo em relação a seu governo, o jornalismo crítico e apartidário que a caracteriza e que praticou em relação a todos os outros governos”.

O advogado do jornal, Luiz Francisco Carvalho Filho, afirmou à publicação que, se confirmada, a decisão do presidente “configura uma violação dos princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade na administração pública”.

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro critica a Folha: depois de ser eleito, no ano passado, ele afirmou ao Jornal Nacional que “por si só, esse jornal se acabou” e acusou a publicação de ser responsável por “todas as fake news” que o envolviam. “Não quero que [a Folha] acabe. Mas, no que depender de mim, imprensa que se comportar dessa maneira indigna não terá recursos do governo federal”, declarou, à época.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?