Bolsonaro manda cancelar verba para filme sobre sua chegada ao poder
O presidente ainda postou que o governo está trabalhando para viabilizar uma reformulação ou extinção da Ancine
atualizado
Compartilhar notícia
No Twitter, o presidente, Jair Bolsonaro (PSL), informou, nessa quinta-feira (25/07/2019), que mandou cancelar a captação de recursos, no valor de R$ 530 mil, autorizada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), para a produção de um filme sobre sua “campanha nas eleições”. O presidente ainda tuitou que a agência poderá ser extinta.
Confira:
– Recentemente tomei conhecimento sobre a liberação para captação de R$ 530 mil via Ancine para produção de um filme sobre minha campanha nas eleições. Por coerência, sugeri que voltassem atrás nessa questão. Não concordamos com o uso de dinheiro público também para estes fins.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 25 de julho de 2019
– Outrossim, estamos trabalhando para viabilizar uma reformulação ou extinção da Ancine.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 25 de julho de 2019
Sinfonia nº 2
O projeto apresentado à Ancine é um documentário de longa-metragem, que seria dirigido por Josias Teófilo, sobre a história recente do Brasil, entre 2013 e 2018, e as crescentes tensões políticas e agitações sociais que resultaram na eleição de Bolsonaro.
As regras para angariar recursos estão no Artigo 1º da Lei do Audiovisual (Fomento Indireto). Em troca de fomento, as empresas conseguem benefícios fiscais. O projeto, apresentado com o nome Sinfonia nº 2, no entanto, ainda não havia captado nenhuma verba.