metropoles.com

Bolsonaro ironiza paralisação de jornalistas por reajuste

Nesta quarta-feira (25/5), profissionais filiados ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro realizaram uma paralisação de duas horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro discursando
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro discursando - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou a paralisação de jornalistas que pedem um reajuste salarial. Nesta quarta-feira (25/5), os profissionais filiados ao Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, contratos pelos jornais O Globo, Extra, Valor Econômico, entre outros, realizaram uma paralisação por duas horas. Os atos aconteceram no Rio e em Brasília.

Em uma publicação, o chefe do Executivo federal disse que “apoia” o movimento e lembrou uma fala do ano passado, na qual criticou o fechamento de comércios e outras empresas para conter a disseminação do coronavírus. Na época, alguns empregadores aderiram a um programa do governo que permitia o corte salário e carga horária dos profissionais. Em contrapartida, a União oferecia aos trabalhadores uma compensação financeira.

Os jornalistas alegam que estão há seis anos sem reajuste que compense a inflação e pedem aumento de 10,6%, retroativo à data-base de fevereiro.

Eles também reivindicam um reajuste de 2% de reposição da inflação de anos anteriores, além de reajuste de benefícios, como vale-alimentação.

Os profissionais ligados ao Sindicato do Rio dizem que, no ano passado, receberam um aumento de R$ 80 nominais no contracheque mensal.

Neste ano, a categoria recebeu uma proposta de 3,5% de reajuste, sem retroativo à data-base de fevereiro – considerada insuficiente pelos profissionais.

Após os jornalistas anunciarem que fariam uma paralisação nesta quarta, os patrões aumentaram a oferta para 4%. Os jornalistas, no entanto, não aceitaram e seguiram o ato.

Caso o pedido da categoria não seja atendido, os profissionais devem realizar novas paralisações nos próximos dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?