metropoles.com

Bolsonaro ironiza linguagem neutra na Argentina: “Há desempregue”

Presidente brasileiro disse que essa é “apenas mais uma forma de dividir o país” e citou a deterioração econômica no país vizinho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente da República, Jair Bolsonaro durante coletiva sobre combustíveis no palacio planalto
1 de 1 Presidente da República, Jair Bolsonaro durante coletiva sobre combustíveis no palacio planalto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em publicação nas redes sociais, na noite de terça-feira (2/8), o presidente Jair Bolsonaro (PL) ironizou a oficialização da linguagem neutra na Argentina, afirmando que a única mudança provocada é que agora há “desabastecimente”, “pobreze” e “desempregue”. A situação econômica argentina tem sido constantemente citada pelo mandatário brasileiro como exemplo do caminho que o Brasil pode seguir.

Na semana passada, a imprensa argentina informou que o Ministério de Obras Públicas da Argentina oficializou o uso da linguagem neutra nos documentos, registros e atos administrativos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União argentino de 28 de julho.

A linguagem neutra propõe o uso de um gênero neutro na comunicação. Na língua portuguesa, a mudança é tema de projeto de leis em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal, de acordo com levantamento feito pela Agência Diadorim. No total, 34 propostas têm por objetivo impedir a variação gramatical para além do gênero feminino e masculino.

Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro lideram a lista na quantidade de propostas de lei, cada unidade federativa com três. Regionalmente, o Sudeste é onde existem mais proposições (11), seguido do Nordeste (10), e do Sul e Centro-Oeste, ambos com seis. No Norte, além de Rondônia, o Amazonas discute o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?