metropoles.com

Bolsonaro ironiza Doria: “Duas Coronavac e foi reinfectado?”

Presidente também criticou as medidas adotadas pelo governador de São Paulo para barrar a disseminação do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, nesta terça-feira (20/7), alfinetou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O momento foi gravado e divulgado por um canal simpatizante do governo federal.

Bolsonaro citava medidas adotadas por gestores estaduais para barrar o novo coronavírus, quando citou Doria: “Olha o governante de São Paulo, vive aí ditando regras de cumprimentar com o cotovelinho, máscara, talquinho Pompom no bumbum”, debochou o mandatário da República. “Duas Coronavac e foi reinfectado”, completou.

A ironia do chefe do Executivo nacional foi feita porque, mesmo tendo tomado, no dia 4 de junho, a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o governador testou positivo para a doença pela segunda vez, em 15 de julho. Nenhum imunizante, contudo, impede de contrair a doença, mas previne as chances de agravamento.

Ao anunciar que tinha testado positivo pela segunda vez, o governador afirmou que o caso dele servia de alerta para que todos que já foram imunizados seguissem respeitando os protocolos. “Pois todos estão suscetíveis a serem infectados e transmitir o vírus, mesmo vacinados. Não importa a vacina – ela evita o agravamento da doença, não a infecção.”

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já reiterou a eficácia do imunizante produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com a Sinovac, contra a doença. O secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, também já havia anunciado que a taxa de eficácia da vacina estava entre 50% e 90%.

Publicado no início do mês de julho, em um dos mais conceituados periódicos da medicina no mundo, o New England Journal of Medicine, um estudo chileno comprovou que, entre aqueles que foram imunizados com as duas doses da Coronavac, a eficácia da vacina é de 65,9% para a prevenção da Covid-19, de 87,5% para a hospitalização, de 90,3% para internações em unidades de terapia intensiva (UTIs), e de 86,3% para a prevenção de morte causada pelo vírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?