metropoles.com

Bolsonaro ironiza distanciamento do MBL de Moro com foto de FHC

Sem escrever nenhum comentário, o presidente respondeu um tuíte sobre o rompimento do movimento de direita com o ex-juiz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
FHC em poltrona lendo livro
1 de 1 FHC em poltrona lendo livro - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu, na manhã desta segunda-feira (14/3), um tuíte sobre o distanciamento entre o Movimento Brasil Livre (MBL) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com uma foto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

O perfil oficial do presidente da República reagiu a um post com uma nota da colunista Bela Megale, do jornal O Globo. A matéria informa que integrantes do MBL agora trabalham, nos bastidores, para minar a candidatura de Moro ao Palácio do Planalto.

Bolsonaro não fez qualquer comentário em texto. Na foto, o ex-presidente FHC está deitado em uma poltrona, com as pernas erguidas, segurando um livro escrito por um ex-premiê da China, deposto e preso, que critica o regime. Veja o post:

O livro que FHC segura na foto é “Prisoner Of The State: The Secret Journal of Premier Zhao Ziyang” (Prisioneiro do Estado: O Diário Secreto do Premiê Zhao Ziyang). Ziyang era ex-general e secretário do Partido Comunista Chinês, mas foi demitido, deposto e preso após apoiar os estudantes que promoveram os protestos na Praça da Paz Celestial, em 1989.

O livro foi publicado em maio de 2009 e é baseado em gravações feitas por Ziyang enquanto estava em prisão domiciliar, entre 1999 e 2000.

A foto usada por Bolsonaro já foi compartilhada em 2018, em reação a críticas do tucano ao governo eleito por posições relacionadas à política externa. Veja:

O motivo da briga

Recentemente, o Metrópoles revelou áudios do deputado estadual Arthur do Val (sem partido-SP), conhecido como “Mamãe Falei”, com falas misóginas. O deputado, que era integrante do MBL, diz que as ucranianas são “fáceis” de pegar por serem pobres e afirma que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a “melhor balada do Brasil”.

Em áudio, Mamãe Falei diz que ucranianas “são fáceis, pois são pobres”

Moro reagiu às declarações dizendo “lamentar profundamente e repudiar veementemente as graves declarações do deputado”. Com isso, a relação de Moro com o grupo, que participou da formulação de estratégias de comunicação e de articulações políticas em favor do ex-juiz, azedou.

Membros do movimento se incomodaram com o tom adotado por Moro em nota sobre o episódio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?