Bolsonaro nomeia Gilson Machado para presidência da Embratur de novo
Esta é a segunda vez que Bolsonaro coloca o ex-ministro no comando da Embratur. Ele deve ficar no cargo pelos próximos quatro anos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou Gilson Machado Neto, ex-ministro do Turismo, para o cargo de diretor-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (18/11).
Aliado do presidente, Gilson é conhecido como “sanfoneiro do Bolsonaro”. Ele foi exonerado do primeiro escalão do governo em março deste ano, para disputar uma vaga ao Senado Federal pelo estado de Pernambuco. O então candidato, porém, perdeu as eleições para a pedagoga Teresa Leitão, do PT.
Esta é a segunda vez que Gilson Machado assume o comando da Embratur. A primeira vez foi entre 2019 e 2020, antes de ser nomeado para o Ministério do Turismo.
Segundo o decreto editado por Bolsonaro, Machado terá um mandato de quatro anos à frente do órgão de turismo. O mesmo ato também traz a exoneração do atual diretor-presidente da Embratur, Silvio Santos do Nascimento, que agora deve assumir a direção de marketing da agência.