metropoles.com

Bolsonaro: gestões passadas eram “indústrias de demarcação”

Durante evento no Pará, presidente defendeu projeto de lei apresentado ao Congresso para regulamentar exploração de terras indígenas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro
1 de 1 Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta sexta-feira (14/02/2020) governos passados, afirmando que eles eram “indústrias de demarcação” de terras indígenas.

A declaração do presidente foi feita enquanto ele participava da inauguração da pavimentação dos últimos 51 quilômetros da BR-163 no Pará, antiga demanda do agronegócio.

“Não demarcamos, nos últimos 13 meses, uma só terra indígena. Nós já temos 14% do território nacional demarcado com terra indígena. Criaram uma verdadeira indústria da demarcação”, disse.

Bolsonaro acrescentou: “Gostamos, queremos o bem, amamos nossos irmãos índios, mas a política, até o ano retrasado implementada, [era] totalmente equivocada, que atendia a interesses de outros países. Não é à toa que um chefe de um grande estado da Europa atirou – de modo figurativo dizendo – em mim, no ano passado. A Amazônia é nossa”, afirmou, se referindo a críticas feitas pelo presidente da França, Emmanuel Macron, ao governo brasileiro pela atuação no que diz respeito ao meio ambiente.

Durante seu discurso no evento, o presidente da República ainda defendeu o projeto de lei, de autoria do governo, que prevê a exploração de terras indígenas. A proposta foi encaminhada ao Congresso Nacional no início de fevereiro e será analisada pelos parlamentares.

“Nós queremos integrar [os índios]. Não admitimos aqueles que querem que o índio permaneça como homem pré-histórico, preso em seu território. Apresentamos um projeto que não visa apenas dar direito a que se garimpe em terra indígena; nós queremos nesse projeto que o índio tenha o mesmo direito que seu irmão fazendeiro, do lado, tem: garimpar, cultivar, garimpar, arrendar sua terra; se for o caso, construir PCHs (pequenas centrais hidrelétricas), construir hidrelétricas. O índio é nosso irmão; estamos buscando integrá-lo à sociedade e eu sempre me coloquei do outro lado para tomar uma decisão”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?